Google Fotos está com um problema grave! Deu conta?

O Google Fotos é daquelas plataformas essenciais para a maioria dos utilizadores Android. Isto porque está lá grande parte da nossa vida digital. As fotos que perdemos devido à passagem para outro equipamento estão lá e até outros elementos que não podemos, nem queremos, mesmo perder. No entanto há uma questão que está a preocupar os utilizadores. É que aparentemente o Google Fotos está com um problema grave que levou as pessoas a perderem imagens.

Google Fotos está com um problema grave! Deu conta?

Isto foi algo detetado pelo fundador do conhecido website Android Police, Artem Russakovskii, que verificou que pessoas foram aos fóruns da Google e ao Reddit queixarem-se do problema. As queixas começaram a aparecer há cerca de dois dias, e todas as imagens afetadas partilham danos semelhantes. Existem linhas aparentemente aleatórias e pixéis em falta. Entretanto foram substituídos por pixéis pretos ou brancos ao acaso. A maioria destes artefatos formam linhas aleatórias. Curiosamente os danos que apareceram nas fotos parecem quase artísticas. Mas claro que as pessoas os dispensavam.

Entretanto vamos mostrar alguns exemplos das fotos corrompidas para que saiba do que estamos exatamente a falar.

Google Fotos problemas grave Google Fotos problemas grave Google Fotos problemas grave

Parece que muitas imagens afetadas foram enviadas entre 2013 e 2015, com alguns dos relatos a terem mais precisão. Ou sejam entre maio de 2013 a maio de 2015.

Há alguma forma de resolver?

A boa notícia é que as questões já foram resolvidas automaticamente para algumas pessoas. Outros conseguiram livrar-se dos artefatos limpando a cache da aplicação Google Fotos e abrindo novamente as imagens afetadas.

Entretanto noutros casos as fotos ficaram com problemas.

Seja como for parece que a Google ainda tem as imagens originais e não tratadas nos seus servidores. Assim se as descarregarmos podemos eventualmente ficar com tudo bem. Dito isto, vamos explicar-lhe como descarregar tudo o que está no Google Fotos, ou pelo menos as fotos durante a janela temporal que referi acima.

O Google Fotos é sem dúvida uma das melhores plataformas para guardar as nossas fotos. No entanto, nunca é má ideia termos uma cópia de segurança local daquilo que lá está. Dito isto, pode ser uma excelente ideia guardarmos todas as fotos num disco. É que se alguém entrar na nossa conta e apagar tudo não vamos perder nada. Vamos então explicar-lhe como fazer o download de tudo o que está no Google Fotos para o computador.

Como fazer download de tudo para o computador

A primeira coisa que tem de fazer é aceder aqui utilizando o seu browser no computador ou dispositivo móvel.

Em primeiro lugar e se usa mais do que uma conta Google, certifique-se no canto superior direito que está na conta correta.

Google Fotos transferir, Google Fotos cartão SD, Google Fotos disco externo

Depois dê um clique no botão Desselecionar todos.

Agora deslize para baixo e encontre a secção Google Fotos e seleccione. Agora um ponto importante. É possível escolher que albuns quer exportar. Ou seja, se não quiser exportar tudo não precisa. Para além disso também será informado acerca dos formatos.

Quando tiver tudo escolhido deslize até ao fim da página e carregue em Passo Seguinte.

A opção por defeito é receber um link no email com o que tem de descarregar. No entanto há outras opções disponíveis. Assim pode adicionar os conteúdos ao drive, ao dropbox, ao onedrive ou ao box.

Entretanto há outras opções interessantes.

Assim, pode configurar esta exportação para ocorrer a cada 2 meses durante um ano. O que também é possível definir é o tipo de ficheiro e igualmente o tamanho.

No caso da dimensão pode optar por ficheiros de 1, 2, 5, 10 ou 50GB. Caso o conteúdo ocupe mais que isso, são criados vários ficheiros.

Finalmente só tem de carregar em Criar Exportação. Dependendo de quantos fotos tem no Google Fotos este processo vai levar algum tempo. No entanto, é tudo feito pela Google e no final será notificado. Depois é só carregar em transferir ficheiros.

Google Fotos cartão SD

Depois quando o ficheiro estiver no seu computador é só descomprimir. A seguir vá à pasta Google Fotos. Como a pasta terá também ficheiros JSON e só queremos transferir os JPEG ordene, na vista por lista, os ficheiros por tipo.

Depois é so transferir esses ficheiros para o dispositivo externo.

Entretanto veja aqui como transferir as fotos do Facebook para o Google Fotos.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Atenção: esta é a conta de e-mail que tem de criar hoje!

Alguma vez se esqueceu da sua palavra-passe ou ficou bloqueado na sua conta de correio eletrónico? É uma situação muito frustrante. É por esse...

TV com um atraso de áudio? Faça isto para resolver!

Em algum momento da sua vida já deve ter tido um televisor com um atraso de áudio. Saberá que isto está a acontecer quando...

Como gerir melhor a bateria do seu automóvel elétrico

Embora possa parecer difícil a verdade é que não é assim tão complicado garantir que o seu automóvel elétrico mantém sempre uma boa autonomia...

O que acontece se não desligar o seu PC “como deve de ser”?

Já todos estivemos nesta situação em que desligar o computador é... Chato! Pelo menos nas formas mais corretas, em que tem de usar uma...

O Windows XP ainda está nestes dispositivos do dia-a-dia!

O Windows XP tem mais de duas décadas e deixou de ser suportado pela Microsoft há uma década, mas ainda há dispositivos que encontra...

Os smartphones vão ficar bem mais confusos a partir de agora!

Isto já não é novidade para alguns utilizadores, mas, a coisa vai ficar apenas pior ao longo dos próximos meses/anos. Isto à medida que...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados