(Análise) PocketBook Touch HD 3: Estranho… Mas entranha!

(Análise) PocketBook Touch HD 3: Já teve interesse na aquisição de um eReader? Ou seja, na aquisição de um aparelho que é uma espécie de tablet, mas que na realidade é um pouco diferente desse aparelho hoje em dia tão banal, ao ser tão focado na simples tarefa que é a leitura de um livro.

Ou melhor, consegue imaginar a estranha sensação que é ler um “livro“, sem páginas, sem a tradicional capa dura, sem aquele cheiro característico, e na verdade, sem nunca meter as mãos no objeto propriamente dito?

Estamos a falar da escolha de fazer a leitura através de uma moldura interativa, super fina, leve, e confortável, pensada apenas e só para este efeito, que claro está, traz algumas vantagens associadas. Afinal de contas, consegue imaginar conseguir encontrar milhares de livros num único aparelho, que tenta tanto ser um livro digital. Isto é a definição base de um eBook Reader (eReader)!

Pois bem, hoje vamos olhar para o PocketBook Touch HD 3, que tenta levar tudo aquilo que significar ter milhares de livros no bolso, ou na mala, a um outro nível. Vamos por partes?

(Análise) PocketBook Touch HD 3: Estranha, mas depois entranha!

- Advertisement -

Especificações Técnicas

  • Ecrã: 6” E Ink® Carta Display (1072 × 1448) // Multi-Touch // 300 dpi Frontlight + (SMARTlight)
  • Dimensões: 161,3 x 108 x 8 mm
  • Peso: 155 g
  • Processador: Dual Core (2 × 1 GHz)
  • Memória: 512 MB of RAM
  • Armazenamento: 16GB hard drive
  • Bateria: 1500 mAh (80 horas)
  • Conectividade: Wi-Fi // Bluetooth // USB
  • Extras: Texto para Fala, IPX7, Notícias RSS, Jogos

Funcionalidades Base:

  • eBooks (PDF, PDF (DRM), EPUB, EPUB (DRM), DJVU, FB2, FB2.ZIP, DOC, DOCX, RTF, PRC, TXT, CHM, HTM, HTML, MOBI, ACSM)
  • AudioBooks
  • Reprodução de Música
  • Jogos
  • Notas
  • Calculadora
  • Calendário
  • Notícias RSS
  • Backlighting Inteligente

Introdução

Portanto, escusado será dizer que para o verdadeiro amante da literatura, o livro físico é icónico, e por isso mesmo, muito difícil de substituir.

No entanto, há momentos, posições e locais, onde a moldura interativa (neste caso o PocketBook Touch HD 3) cumpre todos, ou quase todos os requisitos daquilo que é uma experiência de leitura com muita qualidade à mistura. Tudo graças ao seu formato ultra portátil, e foco numa experiência confortável e prática.

Entretanto, além das normais vantagens de ter um aparelho portátil com a capacidade de armazenar milhares de livros, ou até outro tipo de conteúdo (como são os AudioBooks, ou até música), temos algo talvez mais importante que todas as funcionalidades inerentes a este tipo de dispositivo, e que na verdade, o distingue de todos os outros aparelhos mobile com um ecrã.

Afinal, num eReader, podemos contar com um painel e-Ink em vez dos mais populares ecrãs OLED ou IPS LCD! Estes últimos tão comuns no mundo dos smartphones e tablets.

O que significa isto?

Pois bem, enquanto um ecrã OLED ou IPS LCD, traz uma maior qualidade de imagem, cores vibrantes, e taxas de atualização de frames a chegar, hoje em dia, aos 120Hz. O painel e-Ink opta por um caminho muito mais simples, confortável, e claro, eficiente.

Assim, além de tentar oferecer uma experiência de visualização mais próxima ao que podemos encontrar num livro real, tudo funciona de forma a priorizar a autonomia da bateria! Afinal de contas, o painel e-Ink só gasta bateria quando muda de página!

Sim, mesmo quando desliga o aparelho, o ecrã não desliga. Vai continuar a apresentar a última imagem (frame) apresentada, seja esta uma página do livro, o ecrã de bloqueio, ou o ecrã principal do sistema operativo.

Um tipo de ecrã muito curioso, agora com a ajuda de uma luz de fundo, adaptável ao ambiente em que se encontra, que no pacote de funcionalidades também traz alguns extras pensados apenas e só para lhe poupar a saúde e fadiga ocular.

Sim, leu bem, com este eReader, nem precisa de ter uma luz de um candeeiro! O próprio aparelho tem uma luz inteligente para que consiga ler em qualquer lado, em qualquer ambiente.

eBook ou Book?

Quando se fala deste tipo de aparelho, o consumidor alvo é… Adivinhe lá… Um verdadeiro amante e consumidor de livros. Uma pessoa completamente viciada na leitura, aquisição e coleção, que claro está, além de gostar da experiência de leitura clássica, também adora olhar para a sua estante cheia daquilo que já leu, e claro, daquilo que ainda está à espera de ser lido.

No entanto, ter um eBook não significa que tenha de desistir desse tipo de experiência. Uma coisa não implica a outra! Um eReader serve para ter um acesso facilitado a… Bem… Tudo, ou quase tudo.

Anda à procura de um livro há vários meses, e simplesmente não o encontra? Talvez seja mais simples (e bastante mais barato) optar por um eBook. Quer estudar e não lhe apetece andar com sebentas atrás? Um eReader também pode ser a solução.

Quer entrar um ‘fora-da-lei’ ao entrar no mundo da pirataria de livros, para ler tudo sem pagar um único cêntimo? Esta também é uma alternativa em cima da mesa!

Em suma, para quem toda a vida usou livros em formato tradicional e experimenta o Pocketbook, a primeira reação só pode ser:Bah, não quero isto, é pequeno, não sinto as páginas (não é um livro).” Contudo, com a continuidade e insistência no uso, o hábito vai se enraizando, as vantagens vão surgindo e são várias, onde temos de destacar:

  • O uso em qualquer local, em qualquer momento;
  • É fácil de arrumar e transportar;
  • Tem uma autonomia de bateria fantástica;
  • O Sistema Operativo (Baseado no Android) é pouco complexo;
  • Excelente conectividade para sincronização de tudo com o telemóvel.

Assim, dito tudo isto, para quem viaja muito e adora ler, esta é uma solução tremenda! Seja num comboio, num avião, ou até num autocarro, o Pocketbook Touch HD 3 tem um tamanho pouco intrusivo, e apresenta um nível de performance muito interessante para o seu preço.

Conclusão

Em suma, é uma solução muito inteligente que obriga a alguma adaptação pelos verdadeiros amantes da leitura, nunca substituirá um livro (as capas duras, moles, o toque nas páginas, a marcação daquelas), contudo, é uma alternativa inteligente, e poderosa, que o pode meter a ler ainda mais, e no fundo, neste mundo, é isso que realmente interessa.

Prós:

  • Bonito
  • Simples
  • Muitas funcionalidades

Contras:

  • Não tem suporte a cartões SD

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado num aparelho deste tipo? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Saiba mais aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

O PocketBook Impressiona em vários aspetos, sendo um produto bem pensado, bem desenhado, e com uma boa performance. No entanto, não lê cartões microSD, e é um pouco caro face a alguns rivais no mercado.(Análise) PocketBook Touch HD 3: Estranho... Mas entranha!