Novas baterias vão ter carregamentos de 5 minutos!

De uma forma um pouco infeliz, para várias indústrias, os avanços no desenvolvimento de baterias são normalmente lentos. Aliás, a grande maioria dos ganhos de autonomia que temos visto no mundo dos smartphones não se deve a melhorias na capacidade das baterias, mas sim a um renovado foco na eficiência do hardware, especialmente no SoC e ecrã.

No entanto, se olharmos para o passado, para a bateria de aparelhos como o Galaxy S1 e Apple iPhone 1… É notória a evolução! Especialmente quando falamos das famosas tecnologias de carregamento rápido.

Afinal, apesar de ser um desenvolvimento lento, a verdade é que existem centenas de investigadores a trabalhar neste campo todos os dias. E ainda bem, visto que estamos prestes a dar as boas vindas a uma nova tecnologia que poderá mesmo revolucionar o mundo dos smartphones.

Aliás, é uma novidade que também poderá mudar um pouco como a indústria automóvel funciona hoje em dia! Nomeadamente os carros elétricos. Um campo que ainda tem como calcanhar de Aquiles, o tempo de carregamento e autonomia total.

Nova tecnologia de bateria vai permitir carregamentos de 5 minutos!

bateria, carregamento rápido

Portanto, caso não saiba, o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias nas baterias é um processo lento. Tudo porque as baterias de iões de lítio não são, de todo, o material mais seguro de sempre. Afinal, um dos grandes perigos das tecnologias de carregamento rápido, é mesmo o sobreaquecimento, a degeneração rápida da capacidade da bateria, e em casos mais extremos, a explosão da célula.

Dito isto, uma equipa de investigadores foi agora capaz de identificar os limites de velocidade de cada ciclo de carga nas baterias atuais. Ou seja, é agora possível maximizar os carregamentos sem males de maior para a bateria. Ora leia:

“Quando em carregamento, a velocidade depende do quão rapidamente os iões de lítio são capazes de passar pelas partículas de material ativo. Por outro lado, quando em descarga, a velocidade depende do quão rapidamente estes iões se encaixam nos limites da bateria. Se conseguirmos controlar estes dois mecanismos, podemos alcançar velocidades de carregamento nunca antes vistas.”

Carregamentos de 5 minutos já em 2021? Não! Calma!

Como é habitual, isto vai ser testado até ao tutano para se comprovar a sua segurança. Ou seja, não espere nada disto no novo iPhone 13, ou nos novos dobráveis que a Samsung irá lançar em Agosto.

Até tudo isto se tornar realidade, ainda vamos ter de esperar algum tempo.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também