A Netflix está cada vez mais confiante no mercado, e como tal, está também cada vez mais pronta a experimentar coisas novas! Até porque, apesar do sucesso, e da velha frase “em equipa que ganha não se mexe”, a verdade é que a Netflix tem cada vez mais rivais no mercado de streaming.
Por isso, se realmente quer continuar no poleiro, vai ter de arranjar formas de se reinventar, e de lançar conteúdo interessante (e diferente do habitual).
Dito isto, depois de Black Mirror: Bandersnatch, em que pode escolher a sua própria aventura, a Netflix está agora a desenvolver uma nova série, de seu nome ‘Jigsaw’. Que aparentemente, vai seguir o planeamento e execução de um assalto gigante, mas que ainda assim, não vai ter um seguimento lógico temporal.
Ou seja, apesar de tudo acontecer num espaço de 24 horas, pode ver o episódio que quiser, como quiser, na ordem que quiser.
Netflix está a desenvolver uma série que pode ver em qualquer ordem
Portanto, segundo o The Hollywood Reporter, a Netflix quer mesmo lançar algo diferente do habitual, com ‘Jigsaw’ a não necessitar de uma visualização linear. Ou seja, os espetadores podem ver os primeiros sete episódios da forma que entenderem, com o oitavo e último episódio a finalizar tudo.
Curiosamente, se pensa que isto é uma ideia original, está muito enganado, visto que a Paramount já fez algo muito similar em 2020 com a série Interrogation. (No entanto, esta série foi cancelada logo a seguir ao seu lançamento!)
Entretanto, Jigsaw vai contar com Giancarlo Esposito de Breaking Bad, Paz Vega de Rambo: Last Blood, Rufus Sewell de The Illusionist, sendo (mais ou menos) baseada numa história real.
Como é que tudo isto funciona?
Normalmente, uma série tem de ter um seguimento lógico e linear, para ter noção da progressão de tudo o que está a acontecer ao mesmo tempo. No entanto, nesta série, os primeiros episódios simplesmente não fazem ‘overlap’. Ou seja, não existem histórias a serem contados em simultâneo, e cada acontecimento é singular. O que acaba por ser interessante, visto que se for uma pessoa mais distraída… Por vezes, pode esquecer-se de certo acontecimento menos importante. O que aqui, vai ter zero impacto no panorama geral da coisa.