Neo QLED: Samsung traz a tecnologia para as TV’s de 2021

A Samsung já apresentou a sua nova linha de TV’s para 2021. E caso não saiba, há uma nova tecnologia impressionante nestas novas TV’s! É que, elas utilizam Mini LEDs na chamada backlight ou luz de fundo.



Mini LEDs

Portanto, a Samsung, durante a apresentação, mostrou a diferença dos seus novos Mini LEDs. Colocando numa placa de Petri 100 LEDs tradicionais e noutra os tais novos Mini LEDs que dão vida à gama de 2021.

Dito isto, os LEDs tradicionais são grandes e transparentes, preenchendo a placa, enquanto os novos LEDs parecem genuinamente brilhantes grãos de areia. Em suma, segundo a Samsung, os novos LEDs são 40 vezes mais pequenos em relação aos LEDs tradicionais, mas mesmo isso não mostra o quão incrivelmente pequenos eles são. (Veja a imagem em baixo)

Neo QLED

Assim, em vez de uma lente, as novas luzes de fundo LED da Samsung usam uma nova ‘micro camada’. Camada essa que guia a luz através dos pontos quânticos (que fornecem as cores).

Entretanto, o resultado aparentemente é muito bom. Assim, como os novos LEDs são menores, conseguem-se colocar muitos mais do que os antigos. Pelo que, se consegue ter uma “densidade dez vezes maior”! Afinal de contas, o modelo topo de gama de 2020 da Samsung, a Q950TS, tem cerca de 500 zonas de dimming. Enquanto que, aqui estamos a falar de cerca de 5000 zonas de dimming para estes Neo QLEDs.

Porém, a Samsung não é a primeira marca de TV’s a utilizar Mini LEDs. Contudo, a empresa afirma que os seus são menores e os mais precisos que existem.



Processador

Para controlar tudo isto, as novas TV’s Samsung Neo QLED são alimentadas por um novo ‘Processador Quantum’. Pelo que, aparentemente traz consigo, entre outras coisas, uma capacidade de dimming mais precisa e um recurso de distribuição de energia local.

Ou seja, envia energia para as áreas mais brilhantes da imagem e longe das partes mais escuras. No entanto, ele também funciona em conjunto com um sensor integrado na moldura da TV para ajustar o brilho e o contraste em resposta às condições de iluminação ambiente.

Ecrã

Entretanto, os modelos mais premium (QN90A e superior) apresentam a tecnologia Ultra Viewing Angle da Samsung, que nos impressionou no passado. Além disto, os modelos QN85A e superiores também têm ecrãs com tecnologia antirreflexo.

Neo QLED

Em paralelo, cada modelo Neo QLED referenciado até agora também é impressionantemente fino! Afinal, os modelos 8K QN900A e QN800A mantêm a medida de profundidade de 15 mm do Q950TS/Q900TS. Enquanto os modelos de 4K parecem ter 25 mm de profundidade.

Também há uma nova versão do sistema One Connect, que vê todas as conexões da TV através de uma caixa de processamento discreta. Pelo que, para 2021, a caixa foi extremamente reduzida ao ponto de se poder fixar na parte traseira do suporte de pé. Assim, sabe-se que todos os modelos QN95A e superiores têm One Connect.

Som

Posto isto, termos de som, a Samsung continua com sua tecnologia OTS (Object-Tracking Sound). No entanto, para 2021, haverá quatro versões do OTS, que vão do OTS Lite, que tem apenas dois alto-falantes físicos na parte inferior e dois ‘alto-falantes virtuais’ para altura. Até ao OTS Pro, que possui alto-falantes na parte superior, inferior e em ambos os lados. Todos as QLEDs de 2021 têm OTS de alguma forma.

Gaming

Finalmente os jogos… A Samsung refere apenas 9,8 ms de atraso, além do suporte contínuo para 4K@120 Hz (no Q70 e superior), ALLM, VRR (G-Sync e FreeSync Premium Pro) e HGiG. Curiosamente, também seremos capazes de mudar a proporção do ecrã para formatos ultra-wide, como 21:9 ou 32:9, simulando a experiência de usar um monitor gaming.

Em suma, penso que depois deste recital de tecnologia, estejamos mortinhos por colocar os olhos numa das novas Neo QLED. No entanto, os preços deverão ser mais altos do que as QLED de 2020.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Leia também

pub