Motherboards AMD B550 e A520 não vão ter PCIe 4.0

AMD Ryzen

Motherboards de gama média AMD B550 e A520 não vão ter PCIe 4.0! – Na semana passada, noticiámos que a ASMedia já estava a trabalhar nos chipsets que deverão equipar as motherboards AM4 de gama média, que deverão suceder às atuais AMD B450 e A320. (Leia a história original aqui.)

E ainda bem, visto que as novas boards ‘topo de gama’ AMD X570 são no fundo, estupidamente caras! Por isso, será brutal, ter ofertas com suporte ao novo standard PCIe 4.0, a um preço um pouco mais baixo…

PCIe 4.0 na gama média? Não vai acontecer!

A fonte da notícia, foi atualizada, para esclarecer que a nova oferta de gama média e entrada de gama, irá perder as capacidades PCIe 4.0, mantendo apenas suporte ao ‘velhinho’ standard PCI-Express gen 3.0.

Chipset AMD



Contudo, existem duas maneiras de interpretar esta informação.

Primeiramente, as motherboards baseadas nos chipsets B550 e A520, não irão suportar PCIe 4.0 de nenhuma maneira. Por isso, perdemos o slot PCI-Express x16, e claro, o slot M.2 NVMe ligado ao SoC AM4.

Em segundo lugar, pode acontecer que o slot PCIe 4.0 x16 e slot M.2 continuem disponíveis, enquanto o resto das lanes desaparece.

A segunda é extremamente mais aliciante, e no fundo, até faz algum sentido! Pelo menos, para as novas boards B550. Porque, pelo menos na minha opinião, não faz muito sentido incluir uma tecnologia tão cara, nas boards de gama baixa.



Temos de esperar para ver… Mas uma coisa é certa, as melhorias no PCB, CPU VRM e especificações de memória, deverão passar para as gamas mais baixas. De modo a permitir fazer um OC mais estável e eficiente. Bem como, para acabar com o pesadelo que é escolher memória RAM para sistemas AMD Ryzen.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte