Motherboards AMD X590? Parece que vamos ter mais um chipset!

Ryzen 5 1600

Motherboards AMD X590? Parece que vamos ter mais um chipset! – A AMD já anunciou as suas novas motherboards X570, para os processadores Ryzen 3000, baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm. E como seria de esperar, todos os especialistas pensaram que este chipset seria o topo de gama, até ao lançamento dos Ryzen 4000 em 2020.

Mas… Parece que as coisas não são bem assim, o chipset topo de gama vai ser o AMD X590!

Acabaram de chegar à Internet, várias referências a um novo chipset Premium, o X590. Que deverá contar com um I/O ainda mais apetrechado.



AMD X590: Mais lanes PCIe e claro… Preços mais altos!

Todo o rumor começou pelo criador da calculadora DRAM para os processadores Ryzen (1usmus), que partilhou um ‘teaser’ de uma das novas motherboards ASUS ROG com a frase ‘X590 Coming soon’. Curiosamente, o Tweet já foi removido, depois de várias publicações terem começado a partilha da notícia.

Enquanto a imagem acaba por ser bastante interessante… O que parece indicar a existência deste chipset, são várias linhas de código referentes a estas boards, nas BIOS das recentes motherboards X570.

Portanto, segundo algumas teorias e rumores, o chipset X590 deverá oferecer um maior número de lanes PCIe 4.0, em relação ao X570. O que curiosamente, são informações muito semelhantes às do ano passado, quando a AMD esteve prestes a lançar boards X490.



Contudo, o chipset X490 acabou por ser cancelado devido aos altos custos de produção… Por isso, tendo em conta os preços e robustez das motherboards X570, vai ser engraçado perceber se a AMD vai ou não apostar num chipset super todo de gama em 2019.

Além disso, vai também ser interessante, saber se o preço destas boards vai ser semelhante às já caras X570.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte