A Google está a preparar uma versão melhorada do Modo de Proteção Avançada para o Android 16 — uma funcionalidade que poderá ser ativada diretamente nas definições do sistema. Já sabíamos que este “modo de segurança para utilizadores mais cautelosos” iria bloquear instalações externas de apps, impedir ligações a redes 2G e ativar uma funcionalidade chamada Memory Tagging Extension, que ajuda a detetar erros de memória em apps. Mas agora surgiram mais detalhes sobre o que este modo de proteção poderá incluir.
Modo de Proteção Avançada: Google vai blindar o Android 16!
Além disso, as aplicações instaladas no dispositivo vão conseguir verificar se o utilizador aderiu ao Modo de Proteção Avançada e, com base nisso, ativar medidas de segurança adicionais como refere o site AndroidAuthority.
Assim segundo o que foi descoberto numa análise à versão beta 25.15.31 dos Google Play Services, o novo modo vem dividido por categorias. Trata-se de uma ajuda valiosa para quem não é expert em tecnologia mas quer manter o telemóvel o mais protegido possível.
O que vai incluir este novo modo de segurança?
Estas são algumas das funcionalidades que deverão estar incluídas:
📡 Rede & Wi-Fi
- Bloqueio de redes 2G
- Impedimento de ligações a redes WEP (consideradas inseguras)
🌐 Navegação Web
- Navegação Segura no Android (bloqueia páginas perigosas)
- Avisos ao visitar sites sem HTTPS no Chrome
- Proteção JavaScript (desativa algumas funções avançadas para reduzir riscos)
📱 Aplicações
- Google Play Protect
- Extensão de marcação de memória
- Bloqueio da instalação de apps de fontes externas
🔐 Roubo e perda de dispositivo
- Proteção contra roubo
- Bloqueio offline do equipamento
- Reinício automático do dispositivo após 3 dias de inatividade
📞 Chamadas (App Telefone da Google)
- Filtro automático de chamadas suspeitas
- Identificação de chamadas e deteção de spam
💬 Mensagens (App Google Mensagens)
- Filtro de mensagens indesejadas
- Alertas sobre links perigosos enviados por remetentes desconhecidos
Ativação simples e automática
Entretanto ao ativar este novo modo, todas estas funcionalidades ligam-se automaticamente. Assim não será necessário ativar cada uma manualmente, embora muitas possam ser ajustadas noutras áreas das definições do Android ou nas próprias apps — como a app de chamadas ou de mensagens.
Interessante também é o facto de que, como o sistema permite que as apps verifiquem se o Modo de Proteção Avançada está ativo, estas poderão adaptar-se automaticamente. É o caso da app Telefone da Google e do Google Mensagens, que ativarão automaticamente os seus filtros e proteções assim que detetarem esse estado.
Uma aposta na segurança digital
Num mundo onde os esquemas e fraudes digitais estão por todo o lado, este tipo de proteção integrada e acessível é uma mais-valia enorme. Muitos utilizadores nem sabem que estas opções existem — quanto mais ativá-las manualmente. Por isso, um botão único que liga tudo de forma automática pode fazer toda a diferença.