Google Play Protect já apontou a mira ao Vanced Manager!

Lembram-se de termos falado na questão do Vanced, a alternativa ao YouTube, que terminou devido a pressões da Google? Tecnicamente pensava-se que as coisas iam ficar por aqui. Ou seja, quem tem instalado iria continuar a usar, pelo menos, até o YouTube fazer alguma alteração no serviço que tornasse isto impossível. Parece que este dia chegou mais depressa do que se pensava. Isto porque o Play Protect está a avisar as pessoas que estão a utilizar algumas versões do Vanced.

Google Play Protect já apontou a mira ao Vanced Manager!

Por um lado algumas versões do Vanced continuam a trabalhar. Por outro, há pessoas a receberem a indicação de que têm instalada no smartphone uma app perigosa. Logo a seguir os utilizadores são convidados a removerem-na.

Play Protect Vanced

Entretanto isto está a levar questões acerca da legitimidade dos avisos relacionados com o Play Protect e o Vanced½. É que até aqui esta app nunca tinha sido marcada com perigosa. Será que também há outras que estão a ser “mal” classificadas apenas por a gigante dos motores de busca não gostar delas?

A Google não fez nenhuma declaração oficial acerca da questão do Play Protect. Nem tão pouco porque é que está a ir conta a app Vanced Manager. No entanto, especula-se que seja pelo facto de poder utilizar o acesso root para instalar apps.

Play Protect Vanced

Como refere o XDA é possível ver-se na imagem abaixo que o ecrã de remoção especifica que o Vanced Manager tenta contornar as proteções do sistema Android. Ou seja há logo duas questões que para a Google são graves. Abuso de privilégios e Rooting.

No entanto isto não explica porque motivo o Play Protect apenas afeta certas versões da app Vanced.

Aparentemente a única versão visada, pelo menos para já, está a ser a 2.6.0. Quem está na 2.6.2 não está a receber o mesmo aviso. Entretanto os responsáveis pelo desenvolvimento desta versão também não comentaram nada acerca deste caso. Ou seja, não se sabe nada em concreto sobre esta questão.

Apesar de neste momento já não ser possível descarregar o Vanced Manager a partir do site oficial. No entanto, ainda é possível fazê-lo através de outras fontes confiáveis como o APKMirror e depois instalar outras apps Vanced logo a seguir.

Curiosamente há outra questão que torna tudo isto ainda mais estranho. É que a Versão do Vanced não é a única variável que leva a avisos. Parece que o modelo de smartphone também. Nuns Pixel pode alertar e nos Samsung não.

Seja como for se não passa pelo Vanced e quer manter o seu smartphone livre de avisos saiba que há alternativas.

As melhores alternativas para o YouTube Vanced

Obviamente que será a alternativa mais cara mas na realidade até seria a mais lógica. A melhor alternativa para o YouTube Vanced será adquirir-se uma subscrição do YouTube Premium. Assim acaba-se a publicidade e muitas outras coisas. Mas temos de pagar 8.49 Euros por mês. Seja como for podemos sempre testar um mês grátis.

YouTube Vanced alternativas, Play Protect Vanced

Mas calma que já vamos aquilo que estão à procura. Ou seja, as apps que não vão custar nem um tostão.

NewPipe

Na prática esta é uma alternativa até mais antiga que o Vanced. É totalmente grátis disponibiliza funções interessantes como reprodução em segundo plano, modo picture-in-picture, download de vídeos e mais. Está sempre a receber novidades e não tem publicidade.

YouTube Vanced

No entanto há algo em falta. Não conseguimos aceder à nossa conta através do NewPipe. Mas a parte positiva é que funciona em dispositivos que não têm as apps Google.

Está disponível para download aqui.

SkyTube: outra das alternativas para o YouTube Vanced

O SkyTube como refere o XDA é outra alternativa interessante. Entretanto está disponível em duas variantes. Uma delas é o SkyTube Extra que suporta muitos elementos avançados do YouTube. A outra é a versão standard. Temos acesso ao download de vídeos, leitura em segundo plano e não temos publicidade.

https://f-droid.org/en/packages/free.rm.skytube.oss/

O SkyTube está disponível aqui.

LibreTube

O LibreTube é uma app muito interessante embora ainda esteja numa fase beta. Uma característica que o torna diferente é que ela utiliza o Piped. Assim nem é necessário ligarmo-nos diretamente aos servidores do YouTube. No entanto e ao contrário das outras apps destina-se mais a ser utilizado no computador.

Está disponível para download aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.