MIUI 12: prepare-se para dar palmadinhas nas costas dos Xiaomi

No início deste ano, ficámos a saber que a Google estava a trabalhar numa funcionalidade chamada Columbus. Na prática permite aos utilizadores tocarem na parte traseira do smartphone para ativarem várias funções. Entretanto a Apple também já anunciou uma funcionalidade semelhante para o iOS 14 no mês passado. Mas agora parece que a Xiaomi também se juntou à festa com o que adicionou ao MIUI 12.

MIUI 12: prepare-se para dar palmadinhas nas costas dos Xiaomi

Um elemento do XDA Developers que dá pelo nome de kacskrz descobriu referências aos chamados gestos Back Tap nas versões mais recentes do Xiaomi MIUI 12 beta. De facto, até partilhou algumas capturas de ecrã desta funcionalidade com o mundo. No entanto, não conseguiram ativar a funcionalidade no Redmi Note 7.

MIUI 12: Xiaomi

Os screenshots mostram-nos o que podemos esperar desta funcionalidade. Para além disso, confirmam a existência de atalhos através de um toque duplo ou toque triplo. Do mesmo modo, revelam que estas acções podem ser usadas para desligar o ecrã, ligar a lanterna, fechar aplicações, ativar o painel dividido, tirar capturas de ecrã, ativar a câmara.

MIUI 12: Xiaomi

Infelizmente ainda nada se sabe acerca da cronologia de lançamento desta funcionalidade. Também resta saber se isto será restrito a determinados dispositivos ou estará disponível para todos ou pelo menos para a maioria dos smartphones que executam o MIUI 12. Claro que no fim isto vai depender dos requisitos técnicos que são necessários para isto funcionar.

Embora esta funcionalidade não seja nada do outro mundo, parece, no entanto, uma boa alternativa aos apertões do Active Edge e às teclas de hardware dedicadas da Google. Esperamos também que esta implementação chegue em breve aos smartphones Android da Google.

De facto, a Xiaomi está a trabalhar em força no MIUI 12. Afinal de contas são as funcionalidades que podem levar a que conquiste mais depressa uma maior número de utilizadores.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também