MIUI 12 vai transformar completamente a câmara dos Xiaomi

Os smartphones da Huawei já disponibilizam o modo de pintura de luz há anos. De facto, estávamos em 2015 quando este fabricante lançou essa funcionalidade no Huawei P8. Lembro-me do evento como se fosse hoje, em que a Huawei montou um pequeno palco e convidou os jornalistas a filmarem-se com esse efeito, para verem do que ele era capaz. Agora a Xiaomi vai fazer duas coisas que vão tornar as suas câmaras ainda mais interessantes. Na prática vai juntar este modo com o sistema de astrofotografia da Google para criar uma funcionalidade única. Assim o MIUI 12 vai fazer maravilhas pela câmara dos Xiaomi.

MIUI 12 vai transformar completamente a câmara dos Xiaomi

Esta novidade foi descoberta pela equipa do XDA na aplicação MIUI 12 Camera. Nela descobriram evidências do chamado modo de longa exposição. O código indica a capacidade de capturar efeitos como luzes de semáforos (por exemplo, de carros), luzes das estrelas, nuvens em movimento, água e movimentação de multidões à volta de um sujeito parado.

Como referi no início a Huawei já tinha feito algo semelhante, permitindo a criação de muitos destes efeitos. No entanto, a Xiaomi quer usar o modo de astrofotografia da Google para obter mais inspiração.

O código da aplicação na MIUI 12 Camera também aponta para uma opção “magic star” ou céu estrelado que exige que os utilizadores estejam numa área com pouca poluição luminosa.

Além disso, esta funcionalidade aconselha a que os utilizadores coloquem o smartphone num tripé devido ao longo tempo de exposição.

Entretanto um elemento do XDA também referiu que o modo de longa exposição da Xiaomi até já está disponível na versão beta do MIUI 12 para o Poco F2 Pro.

MIUI 12 câmara

No entanto, a Xiaomi não é a primeira a disponibilizar o modo de astrofotografia para além da Google. É que também está presente no smartphone Realme X3 SuperZoom que foi lançado recentemente.

Entretanto esta não é a única funcionalidade que este fabricante vai buscar à Google.

É que a Xiaomi está a trabalhar noutra novidade que foi adicionada aos Pixel há alguns anos. A gigante chinesa vai chamar a esta funcionalidade “AI Shutter”. Um nome que basicamente significa a mesma coisa.

Isto também foi descoberto numa versão beta da aplicação de câmara do MIUI a que o XDA Developers deitou a mão.

É exatamente aí que está uma linha de código que revela o nome da nova funcionalidade AI Shutter. Junto ao nome está uma descrição que detalha exatamente a função Top Shot da câmara do Google.

MIUI 12 câmara

O código e as designações está em chinês. Mas traduzido pode ler-se “seleccione o melhor momento automaticamente quando pressionar o botão de disparo”. Ou seja, o sistema de inteligência artificial é que vai indicar qual o momento melhor. Isto é feito através da captura de múltiplos disparos para esse efeito.

O objetivo deste sistema é simples. Se alguém, por exemplo, pestanejar durante a captura de uma fotografia, pode selecionar o momento anterior ou posterior. Ou se estiver a tirar uma fotografia a um animal de estimação que entretanto se moveu, pode tentar utilizar um momento fotografado antes disso. Isto é quase o que acontece com as fotos ao vivo da Apple. No entanto, nesse caso, temos de seleccionar manualmente a melhor imagem.

Resumidamente este sistema tira várias fotos para selecionar a melhor, mas sem encher a galeria com fotos repetidas.

Pode ler mais sobre isto aqui.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também