TikTok: plataforma gigante de vídeos curtos pode acabar!

O sucesso de qualquer plataforma deve-se ao número de utilizadores que tem. O Facebook e o Instagram são muito bons. Mas já imaginaram o que seria se não tivessem o número de pessoas que têm? Ninguém lá ia. Ora o TikTok pode estar a caminhar para se transformar num deserto ao nível dos vídeos. É que depois do pontapé da Índia, com os milhões de utilizadores que tem, chega agora a vez dos Estados Unidos.

TikTok: plataforma gigante de vídeos curtos pode acabar!

De acordo com a Reuters, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, revelou que os Estados Unidos estão a falar acerca da proibição de utilização das aplicações chinesas, onde se inclui o TikTok. Ele afirmou também que não se quer adiantar ao presidente Donald Trump nessa comunicação. No entanto, é algo que estão a ponderar fortemente.

Tiktok: vídeos

As preocupações americanas dizem respeito sobretudo à forma como os dados das pessoas são tratados pela aplicação. Na prática, estão preocupados com as leis chinesas que exigem que as empresas domésticas “apoiem e cooperem com o trabalho de inteligência controlado pelo Partido Comunista Chinês”.

Curiosamente, esta aplicação não está disponível na China. De facto, o TikTok procurou distanciar-se das suas raízes chinesas para atrair um público global. E enfatizou a sua independência da China.

E isto pode não jogar a favor do TikTok neste momento. É que não havendo o público indiano, o americano ou o chinês, resta maioritariamente ao Europeu que muitas vezes tem tendência de seguir a política americana. Pelo menos alguns países. Basta ver o que está a acontecer em Inglaterra no que diz respeito ao 5G e à Huawei.

Tiktok: vídeos

Um abandono tão grande poderá ditar a longo prazo o fim desta conhecida plataforma de vídeos curtos.

Ainda não se sabe ao certo quando será anunciada a decisão americana. No entanto, considerando o quão contente Trump anda com o que chama de vírus chinês e não só, não deverá levar muito a comunicar esta novidade.

No entanto, haverá mais aplicações banidas para além desta. Ainda não é conhecida a totalidade da lista. Ainda assim, no caso da Índia, sabemos que são 59 aplicações, para além do TikTok.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também