(Mini-Review) ASUS TUF A15: Os portáteis gaming estão a ficar brutais!

(Mini-Review) ASUS TUF A15: Sendo 100% honesto, não sou de todo o maior fã de portáteis gaming do mundo… Historicamente são máquinas pesadas, caras e muitas vezes com um design que não faz sentido na cabeça de ninguém. No entanto, nos últimos meses, tenho conseguido mudar de opinião, muito graças às máquinas que tenho tido a oportunidade de testar.

Aliás, no geral, o mercado de portáteis nunca esteve tão interessante como agora, tanto a nível de performance como de preço! Prova disso é o Huawei MateBook D14 (review) que tive a oportunidade de analisar no início do ano, bem como o Asus Zephyrus G502D (review) que é por sua vez mais focado nos jogos.

Pois bem, hoje recebemos o novo ASUS TUF A15 equipado com um dos novos processadores mobile AMD Ryzen 4000 e placas gráfica NVIDIA GeForce, que não só traz uma qualidade de construção bastante interessante, como um design fora da caixa, e claro… Um preço que não lhe irá obrigar a vender um qualquer orgão do seu corpo no mercado negro.

(Primeiras Impressões) ASUS TUF A15: Os portáteis gaming estão a ficar brutais!

ASUS TUF A15

Portanto, este portátil é no fundo um casamento perfeito entre hardware AMD e hardware NVIDIA. Uma combinação pouco provável, mas que na verdade nunca fez tanto sentido. Afinal de contas, este ASUS TUF A15 é uma das máquinas mais versáteis e poderosas que o dinheiro poderá comprar! Tudo graças ao APU Ryzen que em conjunto com a placa gráfica NVIDIA, não só lhe garante a performance como também a autonomia.

Em suma, o TUF A15 é uma máquina poderosíssima para jogos, mas também é muito capaz nas tarefas do dia a dia. Estas são as especificações da máquina que temos neste momento em análise:

  • Processador: AMD Ryzen 7 4800H
  • Placa Gráfica: Nvidia RTX 2060
  • Memória: 16GB DDR4 @ 3200MHz
  • Ecrã: 15” (Full HD) 144Hz
  • Armazenamento: 1TB Intel SSD

Infelizmente, este modelo em análise não vai estar disponível no nosso mercado, ainda assim, vamos ter esta máquina equipada com a placa NVIDIA GeForce GTX 1650 Ti em duas versões:

  • Ryzen 5 4600H , 8GB RAM e ecrã de 60Hz a 799,99€
  • Ryzen 7 4800H, 16GB RAM e ecrã de 144Hz a 999,99€

ASUS TUF A15

Preços muito interessantes quanto temos em conta a máquina que temos em mão, ao fim ao cabo, o Ryzen 4800H é perfeitamente capaz de oferecer uma performance de topo graças aos seus 8 núcleos físicos e 16 threads, ao mesmo tempo que a autonomia continua a estar lá graças ao GPU integrado da AMD. Aliás, o tempo de autonomia desta máquina é uma das coisas que mais impressiona.

Entretanto, claro que não estamos aqui a falar de um Ultrabook, visto que é um portátil que pesa 2.3KG. No entanto, também está muito longe de ser um ‘transportável’ que rapidamente lhe dará cabo das costas ou irá precisar de ligar constantemente à corrente. Mais uma vez, saliento que temos de ter em conta as especificações e preço antes de lhe começar a bater pelo tamanho e peso. Afinal, quanto custaria uma máquina com estas especificações técnicas há 2 ou 3 anos?

Muito resumidamente, já não é necessário gastar milhares de euros para ter um portátil com muito sumo para dar no jogos ou trabalho!

Entretanto, a nível de extras temos uma conectividade muito boa com 3 entradas USB, uma entrada USB-C, saída HDMI e ainda entrada Ethernet. Tudo num corpo que não é de todo demasiado grosso, e até tem alguns detalhes visuais bastante interessantes, como o teclado RGB.

Além de tudo isto, temos ainda:

  • Capacidade de upgrade fácil, incluindo espaço para dois SSD M.2 e uma baía de 2,5” para HDD ou SSD
  • Sistema de refrigeração com auto-limpeza
  • Tecnologia de áudio DTS Ultra de 2 altifalantes de grande dimensão e câmaras de ressonância
  • Teclado de resposta e atuação rápida Overstroke com iluminação RGB personalizável (por software e através de atalhos no próprio teclado)

Resumindo e concluindo, ainda tenho muito para testar e brincar nesta máquina. Mas estou muito agradado com aquilo que a ASUS tem feito no mundo dos portáteis. Especialmente quando metemos o preço em cima da mesa.

Entretanto, se está à procura de um portátil novo para jogar ou trabalhar nestes tempos de COVID-19, já existe stock na GlobalData aqui. (Cupão de desconto Leak/GlobalData: GDLEAK20)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também