Mimoji: afinal o que se passa com os emojis da Xiaomi?

Na Leak referimos que a Xiaomi quer lançar uma nova versão dos Xiaomi Mimoji quando apresentar ao mundo o novo smartphone Mi CC9. Depois desta notícia ter sido divulgada por diversos meios de comunicação em todo o mundo, diversos bloggers chineses acusaram a Xiaomi de plágio. É que a Apple também lançou os Memoji. Na prática são personagens Animoji que podem ser personalizadas para ficarem mais parecidas com os utilizadores.

Mimoji: a Xiaomi não roubou nada à Apple!

Agora, a Xiaomi divulgou um comunicado onde refere que não copiou nada à Apple. Para além disso, ameaçou tomar medidas legais contra aqueles que espalharem informações imprecisas. De facto, a Xiaomi refere-se a esses bloggers como traficantes de rumores.

Mimoji:

A explicação oficial da Xiaomi

Xu Jieyun, Responsável de Relações Públicas do Xiaomi Group, divulgou outra declaração que lança alguma luz sobre este assunto. Quando esta empresa lançou esta funcionalidade pela primeira vez, em maio de 2018, o nome em inglês era Mimoji. Entrentanto, o nome do pacote APK, também era o mesmo. Dito isto, Xu Jieyun referiu que a Apple mudou o seu nome para Memoji a 5 de junho de 2018. Para além disso, a lógica funcional dos dois produtos é muito diferente. Entretanto, a declaração esclarece que a etimologia vem de “Emoji”.

Xu Jieyun também afirmou que a declaração chega um dia depois do “incidente”, porque a empresa necessitou de tempo para analisar toda esta situação. Também foi mencionado que todos os factos foram apurados ao máximo antes de emitir uma declaração.

A declaração da empresa ainda fala de outra coisa. Pede a quem levantou estes falsos testemunhos que arranje provas que corroborem esta acusação. É que se mantiverem estas acusações a Xiaomi será obrigada a tomar medidas legais.

O que há de novo nos Mimoji? 

Ao contrário da aplicação Mimoji original, que estava limitada a algumas personagens, incluindo a famosa mascote Mi Bunny, o novo Mimoji permite a criação de um avatar personalizado. Na prática, é exatamente o mesmo que a Samsung fez com o seu sistema. De acordo com um post no Weibo por Lao Wei, existem 165 penteados diferentes. Estão também disponíveis, rostos e acessórios que os utilizadores podem escolher ao criar seu avatar. Também haverá avatares predefinidos.

Os utilizadores poderão tirar fotos, gravar vídeos e até mesmo adicionar os seus avatares a pinturas famosas.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Bateria do iPhone 13 é superior, especialmente nos modelos Pro

Como é óbvio, em cada nova geração de um certo produto, vamos ter mais performance, mais fluidez, e claro, maior autonomia. Por isso, saber...

Alerta Windows 10: apague agora mesmo a sua password!

A Microsoft acaba de lançar o alerta para milhões de utilizadores do Windows 10 e pede que as pessoas apaguem as suas passwords. Atenção,...

Smartphone Samsung: ativar esta função pode salvar a sua vida!

Quando menos se espera as situações acontecem e na realidade nunca estamos a salvo. No entanto podemos estar prevenidos e pequenas mudanças podem representar...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!