Um programador da Microsoft corrigiu um dos erros mais irritantes do Google Chrome. Na prática podia fazer com que se perdesse tudo o que já tinhamos feito numa página que visitámos. Aconteceu-me uma vez com um artigo da Leak. Mas vamos por partes e na prática descobrir porque motivo isto é tão importante.
Microsoft acabou com um dos piores erros do Chrome!
Quando necessita de fazer o upload de um ficheiro para um site existem duas hipóteses. Pode usar um botão que normalmente disponibilizam ou então pode arrastar um ficheiro e soltá-lo na página, sem ter de usar o gestor de ficheiros. Isto pode poupar muito tempo. No entanto, também pode acabar em desastre.
O erro mais frequente é arrastarmos o ficheiro para fora da área ativada para o carregamento na página de Internet. Se fizer isso, o Chrome vai abrir o ficheiro nessa área, pondo fim ao que estávamos a ver.
Na melhor das hipóteses, isto é apenas um pequeno inconveniente que pode ser resolvido dando um clique no botão Voltar. Mas, na pior das hipóteses o carregamento do ficheiro normalmente é precedido pela introdução de informações em vários campos. Logicamente, isto faz com que perca todas as informações que já inseriu. E se essas informações forem muitas, é uma verdadeira dor de cabeça.
Felizmente, isto vai mudar graças ao trabalho de um engenheiro do projeto Edge, o novo browser da Microsoft baseado no Chromium. Lembro que o Chromium é um motor de domínio público criado pela Google e que é a base do Edge, Chrome e outros browsers.
Como o site 9to5Google refere, muito em breve a ação standard no Edge e no Chrome será a abertura de um novo separador. É verdade que é uma pequena mudança. No entanto vai fazer maravilhas e evitar muitos problemas.
A correção já foi implementada no Chrome Canary e deve chegar ao Chrome e Edge nas próximas semanas.