Google Chrome: abriu 100 separadores? vai ter uma surpresa!

As aplicações normalmente escondem alguns segredos interessantes. São os chamados de Easter Eggs. Alguns são mais óbvios. Outros, nem tanto. O site Bleeping Computer acabou de descobrir um muito inesperado no Google Chrome para dispositivos móveis. É que quando atinge um número de 100 separadores abertos no Chrome (que são ideais para darem cabo da memória) em vez da contagem passa a ter um smile.

Google Chrome: abriu 100 separadores? vai ter uma surpresa!

A Google nunca revelou uma razão para isto acontecer, mas até existe uma explicação plausível. Ao contrário do que possa pensar não é o browser contente por estar a gastar tanta memória. A razão é que eventualmente os programadores não quiseram aumentar o tamanho do contador de separadores para mostrar mais de três números.

Chrome Separadores

Ao mostrar um smile em vez do número 100, a interface não necessita de ser alterada e podem continuar a mostrar dois caracteres sem ocupar mais tamanho.

Entretanto e já que falamos do browser da Google saiba que os utilizadores do Chrome estão em alerta depois de milhares de pessoas terem sido levadas a descarregar um ficheiro que se fazia passar de update para o browser.

Chrome Separadores

O download está a ser espalhado através de sites comprometidos que utilizam WordPress. Muitos deles são blogs de notícias e até páginas empresariais.

O método de funcionamento é simples. As pessoas visitam um determinado site até onde estão habituados a ir e são levados para outro com um alerta acerca de um novo update para o Chrome. Ironicamente o update diz respeito a atualização de segurança importante para o Chrome.

No entanto, este download não é uma atualização legítima para o Google Chrome e, em vez disso, é um malware que dá aos criminosos acesso remoto às máquinas infectadas.

No total, mais de 2.000 pessoas fizeram o download da atualização falsa do Google Chrome.

Dito isto, deve ter sempre cuidado com os redirecionamentos para outros sites, sobretudo com updates. É verdade que muitas pessoas acabam por cair neste esquema. No entanto não é assim que os fabricantes alertam os utilizadores para atualizações importantes de software. O Chrome, em particular, até tem um sistema de download automático de patches.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também