Ao longo dos últimos tempos, são cada vez mais os jogos que têm sido criticados no campo das micro transações. Afinal de contas, já não é a primeira vez que situações deste tipo acontecem com menores. Sobretudo com aqueles que jogam através dos telefones dos pais que têm os cartões de multibanco associados às contas. Fazendo com que a ingenuidade fale mais alto e muito dinheiro seja gasto.
Dito isto, este último caso aconteceu nos EUA com um menino de 6 anos. Que ao longo de todo o verão foi gastando dinheiro em pacotes dentro do próprio jogo que iam deste os 0.99$ aos 99.99$. Isto claro está, sem que os pais soubessem que o dinheiro gasto estava a ser torrado ali. Uma vez que o banco mencionou uma alegada fraude. Mas como é que isto aconteceu eu ao certo?
Micro transações são perigosas? Menino de 6 anos gasta 16.000$.
Portanto, compreendemos perfeitamente que as micro transações são importantes em alguns jogos e que por vezes acabam mesmo por ser o “ganha-pão” de muitos. No entanto, isto não anula em nada o facto de serem bastante perigosas. Especialmente quando se encontram em jogos destinados a crianças.
Afinal de contas, tal como foi dito pela mãe do menino. “Que adulto no seu perfeito juízo é que gastaria 100$ num jogo apenas para comprar moedas virtuais?” Para além disso, acrescenta ainda que estes tipos de jogos acabam por ser altamente predatórios. Uma vez que encorajam bastante à compra de itens com dinheiro real.
Em suma, depois de ter falado com a Apple. A empresa recusou-se a devolver o dinheiro a esta família, tendo em conta que o prazo para o fazer já tinha expirado. Decisão que não é de todo percetível, uma vez que não se sabia da existência desta despesa. Sendo que o banco alegou que provavelmente seria uma fraude. Podendo considerar uma vez mais as micro transações perigosas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!