Mercado de smartphones recuperou no fim de 2020! Graças à Apple

Os primeiros três trimestres do ano passado foram desastrosos para a indústria dos smartphones. Afinal, a pandemia causada por COVID-19 trouxe resultados muito aquém do esperado para a grande maioria das fabricantes, onde podemos encontrar a gigante e líder de mercado Samsung.

Mas verdade seja dita, as dificuldades não foram apenas devido à pandemia, foi também devido à renovada aposta nas redes de nova geração 5G. O que acabou por encarecer ainda mais os já exageradamente caros topos de gama do mundo Android.

Dito tudo isto, quando a Apple lançou finalmente a sua gama de aparelhos iPhone 12, conseguiu dar a volta à tendência… Salvando basicamente o ano para o mundo dos smartphones.



Mercado de smartphones recuperou no fim de 2020! (Graças à Apple)

smartphones recuperou

Portanto, a Apple conseguiu vender uma quantidade absurda de smartphones no último trimestre do ano, dando azo a uma grande retoma deste mercado. Afinal, segundo dados da IDC, foram enviados cerca de 386 milhões de smartphones para o mercado entre o dia 1 de Outubro e 31 de Dezembro. O que equivale a uma subida de 4.3% em relação ao mesmo período de 2019.

Mais concretamente, no lado a Apple, a gigante Norte-Americana foi capaz de enviar para as prateleiras 90 milhões de aparelhos. Ou seja, 23,4% de todo o mercado. Além disto, teve também um crescimento anual muito significativo, conseguindo crescer 22.2%.

Curiosamente, no mais recente relatório de contas, a Apple afirmou que foi capaz de fazer 100 mil milhões de dólares em vendas apenas no último trimestre do ano. (59% deste valor foi graças ao iPhone).

Contudo, a Apple não foi a única a crescer, visto que a Xiaomi também conseguiu alcançar 32% de crescimento relativamente ao ano passado. (Este foi o maior crescimento do top 5).

A Huawei parece estar em queda!

A Apple, Samsung e Huawei cresceram no último trimestre, mas a Huawei parece estar agora em queda livre. Afinal de contas, a gigante Chinesa “apenas” conseguiu enviar 32.2 milhões de aparelhos no último trimestre do ano, o que equivale a uma queda de 42.4% relativamente ao ano transato.

Entretanto, a Huawei já vendeu a submarca Honor, e pelos vistos, existe a possibilidade de fazer exatamente o mesmo com as suas marcas Mate e P.

Conclusão

Em suma, depois de 9 meses de incerteza. Os consumidores viram-se com mais dinheiro na mão devido ao facto de ter sido impossível jantar fora, viajar, etc… Por isso, decidiram investir esse dinheiro em nova tecnologia.

Especialmente porque a pandemia ainda não terminou, e o teletrabalho continua a ser uma realidade.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub