Mali-G52 e Mali-G31: Novas placas gráficas para smartphones


Por em

A ARM apresentou hoje dois novos processadores gráficos, um processador visual (VPU) e um processador de imagem. As novas “placas gráficas” – Mali G52 e Mali-G31 vêm com melhorias no desempenho e uma redução no consumo de energia. Eis tudo o que precisam de saber acerca das novas gráficas:

Mali-G52

Mali-G52

A Mali-G52 sucede a G51 que foi anunciada em 2016. O desempenho aumentou 30% como resultado da utilização de motores de execução mais amplos (8 pipelines em relação ao G51 4). A eficiência energética também aumentou 15%, permitindo aos utilizadores mais tempo de utilização dos equipamentos, mesmo nos jogos de realidade aumentada que consomem mais energia. A ARM também afirma que a Aprendizagem de Máquinas melhorou 3,6 vezes.

Mali-G31

Esta gráfica está direcionada para dispositivos de alta potência como TVs, smartphones e tablets de alta qualidade e estamos perante uma configuração DynamIQ de um núcleo Cortex-A75 emparelhado com sete núcleos Cortex-A55 para aproveitar ao máximo a eficiência de energia do G52.

Os A55 menores são capazes de lidar com tarefas menores em simultâneo, enquanto o Cortex-A75 lida com tarefas de alto desempenho.

Mali-G31

O Mali-G31 é uma gráfica ultra-eficiente desenvolvida com a arquitetura Bifrost. É também o processador ARM mais pequeno a suportar OpenGL ES 3.2 e a versão mais recente da API Vulkan.

Os recursos acima permitem que os programadores otimizem as suas aplicações para trabalharem com todos os dispositivos alimentados pelos processadores gráficos Mali.

O Mali-G31 que opera a 650MHz foi desenvolvido com tecnologia de 28nm é 20% menor e tem um aumento de 20% no desempenho comparativamente ao Mali-G51.

Mali-D52 e Mali-V52

A ARM também anunciou o processador Mali-D52 e o processador de vídeo Mali-V52. O Mali-D51 representa um aumento de 50% na latência da memória e um aumento de 30% na eficiência de energia. Disponibiliza também HDR para os dispositivos mais convencionais quando emparelhado com Assertive Display 5.

O V52 duplica o desempenho de descodificação e garante conteúdos 4K nos smartphones mais comuns. É 38% menor em tamanho do que o antecessor.

Leia também 

ARM QUER METER O CARTÃO SIM DIRETAMENTE NO PROCESSADOR !

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

LG X4 foi oficializado com processador Snapdragon 425

Nova imagem do Xiaomi Mi MIX 2S revela a parte traseira

Seguinte