ARM quer meter o cartão SIM diretamente no processador !


Por em

A ARM anunciou o iSIM, que é basicamente um cartão SIM integrado diretamente no processador, poupando espaço e dinheiro !

O espaço livre nos smartphones é cada vez mais valioso, sendo até essa uma das “desculpas” da Apple para retirar a saída para auscultadores do iPhone 7.

Parece que agora o alvo a eliminar para ganhar mais espaço dentro do telemóvel é o cartão Sim, e a ARM já tem uma solução para isto com a tecnologia iSIM.

ARM Cartão SIM

Tecnologia que é compatível com as especificações “SIM embutido” da GSMA, este iSIM foi desenhado primariamente para dispositivos “Internet das Coisas”.

Quando consideramos que o tamanho de um nano SIM é de 12.3 x 8.8 mm, isto sem contar com o hardware necessário para o abrigar, talvez faça algum sentido.

Com esta medida os fabricantes vão dispor de mais espaço para trabalhar poupando dinheiro no processo, a ARM afirma que a solução iSIM custa na ordem dos cêntimos(digito único), enquanto que a solução tradicional custa dezenas de cêntimos.

Obvio que isto parece muito pouco, mas em centenas de milhares de aparelhos, este número pode surpreender bastante.


A grande questão aqui é saber se o iSIM irá ser amplamente adotado, o que é interessante, porque temos um bom exemplo no eSIM que usa um chip separado e significativamente maior.

E tem tido algum sucesso, com aparelhos como o ZTE Quartz, Apple Watch 3 e os smartphones Pixel 2 da Google todos a usarem este sistema.


Conclusão

ARM Cartão SIM

A ARM está muito confiante na adopção desta tecnologia, isto porque em adição ao iSIM obedecer aos standards anteriormente mencionados, a empresa acredita que os fornecedores de serviço também vão querer mais aparelhos “Internet das Coisas” ligados às suas redes.

Para promover o seu objectivo, a ARM enviou alguns protótipos do iSIM a alguns parceiros, acreditando até que vamos ver esta tecnologia implementada nos próximos tempos(não necessariamente em smartphones).

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Intel planeia trazer o 5G para os PCs já no próximo ano

Análise/Review – Auscultadores Razer Hammerhead USB-C

Seguinte