ARM quer meter o cartão SIM diretamente no processador !

A ARM anunciou o iSIM, que é basicamente um cartão SIM integrado diretamente no processador, poupando espaço e dinheiro !

O espaço livre nos smartphones é cada vez mais valioso, sendo até essa uma das “desculpas” da Apple para retirar a saída para auscultadores do iPhone 7.

Parece que agora o alvo a eliminar para ganhar mais espaço dentro do telemóvel é o cartão Sim, e a ARM já tem uma solução para isto com a tecnologia iSIM.

Cartão Sim

Tecnologia que é compatível com as especificações “SIM embutido” da GSMA, este iSIM foi desenhado primariamente para dispositivos “Internet das Coisas”.

Quando consideramos que o tamanho de um nano SIM é de 12.3 x 8.8 mm, isto sem contar com o hardware necessário para o abrigar, talvez faça algum sentido.

Com esta medida os fabricantes vão dispor de mais espaço para trabalhar poupando dinheiro no processo, a ARM afirma que a solução iSIM custa na ordem dos cêntimos(digito único), enquanto que a solução tradicional custa dezenas de cêntimos.

Obvio que isto parece muito pouco, mas em centenas de milhares de aparelhos, este número pode surpreender bastante.


A grande questão aqui é saber se o iSIM irá ser amplamente adotado, o que é interessante, porque temos um bom exemplo no eSIM que usa um chip separado e significativamente maior.

E tem tido algum sucesso, com aparelhos como o ZTE Quartz, Apple Watch 3 e os smartphones Pixel 2 da Google todos a usarem este sistema.


Conclusão

Cartão Sim

A ARM está muito confiante na adopção desta tecnologia, isto porque em adição ao iSIM obedecer aos standards anteriormente mencionados, a empresa acredita que os fornecedores de serviço também vão querer mais aparelhos “Internet das Coisas” ligados às suas redes.

Para promover o seu objectivo, a ARM enviou alguns protótipos do iSIM a alguns parceiros, acreditando até que vamos ver esta tecnologia implementada nos próximos tempos(não necessariamente em smartphones).

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

Leia também