Mac lento? Aumente agora a velocidade do seu computador!

Todos os computadores ficam mais lentos com o tempo. Embora muitas queixas falem sobretudo de computadores com Windows, também há quem refile por ter o Mac lento. Escusado será dizer que esta diminuição no desempenho pode ser frustrante. Claro que quando isto acontece pensamos logo em colocar mais memória ou mudar o disco para um SSD. No entanto, antes de gastar dinheiro há uma série de ajustes fáceis que podem aumentar o desempenho do seu computador e acelerar um mac lento.

Mac lento? Aumente agora a velocidade do seu computador!

Atualizar o sistema operativo

As atualizações do sistema operativo trazem correções de bugs, patches e melhorias que muitas vezes aumentam a velocidade do seu Mac. A Apple lança uma nova versão do macOS todos os anos, pelo que é vital que garanta que o seu sistema está a executar a versão mais recente para se manter a par de quaisquer melhorias de desempenho.

Mac lento

No entanto, os ficheiros de atualização do macOS podem ser bastante grandes. Por isso, se estiver a ficar sem espaço no disco rígido, é provável que queira libertá-lo primeiro.

Libertar espaço em disco

À medida que a sua unidade de armazenamento atinge a sua capacidade, o desempenho cai rapidamente. Entretanto ficheiros grandes têm um efeito mais negativo na velocidade do seu Mac do que ficheiros pequenos. Seja como for, é sempre sensato manter pelo menos 5 a 20% do seu espaço livre, se possível.

Para verificar quanto espaço livre tem no seu disco rígido, clique na maçã, depois acerca deste Mac e por fim armazenamento.

Mac lento

Aí pode logo verificar qual o espaço ocupado e quanto tem disponível.

Caso esteja muito cheio é uma boa altura para dar uma bela limpeza. Esvazie o lixo, remova as aplicações que não utilize, apague ficheiros de grande dimensão de que não necessita, apague backups do iTunes e iOS e livre-se das fotos de que já não precisa.

Remova itens do arranque

Os itens que estão no arranque podem abrandar imenso o seu Mac e tornar tudo mais lento. Assim vale a pena analisar a lista e remover aplicações que podem abrandar o seu computador.

Para isso vá a Preferências e depois a Utilizadores e Grupos. Por fim escolha Início de Sessão e verifique o que lá está. Pode remover depois aquilo de que não precisa. Basta selecionar e dar um clique no menos.

Mac lento

Desligue os efeitos visuais

Existem dois efeitos visuais no Mac que podem atrasar um pouco as coisas. Assim na opção de Minimizar as janelas escolhe efeito escala. A seguir retire o visto de Usar animação na abertura de aplicações.

Entretanto há mais uma coisa que pode fazer.

Assim vá às preferências de sistema, depois a acessibilidade e por fim a Monitor. Aí coloque um visto na opção Reduzir transparência.

Mac lento

Não sincronize demasiadas coisas com a Cloud

Se estiver a tentar sincronizar grandes pastas utilizando serviços como o iCloud, Google Drive ou Dropbox, irá provavelmente sofrer alguns atrasos. Certifique-se de rever com alguma frequência quais os ficheiros e pastas que está a carregar para a nuvem para garantir que não está a enviar muito de uma só vez.

Mantenha as apps atualizadas

Software desatualizado que não tenha sido otimizado para a mais recente atualização do macOS pode fazer com que o seu Mac fique mais lento do que realmente é. Por isso, vale sempre a pena manter o software no seu computador atualizado.

Para isso, vá à App Store > Atualizações. Clique para atualizar cada aplicação individualmente ou escolha Atualizar todas no canto superior direito para instalar todas as atualizações disponíveis de uma só vez.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Se anda de trotinete pode ter de pagar estas multas!

Não há dúvida que as trotinetes são bastante úteis....

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...

iPhone 14 Pro: 48MP trazem problemas na nova geração

Ainda ontem falámos dos sensores de 12MP que tanto...
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.