Disco Rígido está a desaparecer. É um adeus, ou um até já?

Os mais recentes dados do mundo do armazenamento chegaram à Internet, demonstrando uma queda sustentada no envio de HDDs para as prateleiras das lojas! Estamos a falar, mais concretamente, de uma queda de 33% ano após ano.

Porquê esta queda? É simples, alguns consumidores já nem se lembram que os discos rígidos tradicionais mecânicos ainda são uma realidade. O mercado está 100% voltado para o SSD, como até as consolas de nova geração, por sua vez equipadas com SSDs super-rápidos, demonstram.

- Publicidade -

Isto não esquecendo a mudança nos requisitos de muito software essencial, como é o exemplo do Sistema Operativo Windows 11 da Microsost.

Disco Rígido está a desaparecer. É um adeus, ou um até já?

Portanto, no último trimestre, foram enviadas cerca de 45 milhões de unidades para as prateleiras, o que comparativamente aos tempos áureos de 2010, é apenas uma simples fração… Caso não saiba, por trimestre, nessa altura do campeonato, eram enviadas cerca de 165 milhões de drives HDD para o mercado.

No entanto, isto não significa que seja o fim do caminho para o HDD. Pelo menos não em mercados mais profissionais, onde existem grandes necessidades de armazenamento.

Ou seja, para os consumidores, o destino do HDD está 99% selado… O velho disco rígido é agora uma tecnologia obsoleta, e por isso mesmo, vai apenas cair no esquecimento. Especialmente agora, à medida que a tecnologia que dá vida aos SSDs continua a evoluir, e a ficar cada vez mais barata. (Já disse olá aos novos SSDs PCIe 5.0? (Link))

No entanto, como referido em cima, no mundo dos servidores, e da investigação, ainda existe espaço para o HDD, especialmente as versões mais recentes, que já chegam a uns incríveis 30~40 TBs de armazenamento puro e duro.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já deu o salto para o mundo dos SSDs? Partilhe connosco a sua experiência, e opinião, na caixa de comentários em baixo.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.