Alguma vez perdeu os dados de algum telemóvel ou computador? Estamos a falar de algo facilmente evitável nos dias que correm. Os utilizadores do Lightroom em dispositivos iOS que o digam…
Como é óbvio, os nossos equipamentos podem estragar-se a qualquer momento. O que não faltam são falhas de software ou hardware… Por isso é que os backups são tão importantes. No entanto, é muito provável que ninguém estivesse à espera desta falha da gigante Adobe.
Nova atualização para o Adobe Lightroom apagou imagens
Portanto, a Adobe lançou uma atualização para a versão iOS do Lightroom que infelizmente excluiu todos os dados dos seus utilizadores. Assim, na quarta-feira, alguns descobriram que as suas fotos e predefinições do Lightroom simplesmente desapareceram. De forma devastadora, um utilizador do Reddit afirma ter perdido dois anos de edições de fotos. Ora leia:
“Eu fiz um post ontem que todas as minhas fotos e predefinições desapareceram depois de atualizar a app Lightroom. Foram mais de 2 anos de edições que acabaram. Estão perdidas e são irrecuperáveis”
Curiosamente, alguns utilizadores afirmaram ter perdido centenas de dólares em predefinições pagas.
- Não és fã das atualizações das tuas apps? Lê como voltares a ter o Gmail como dantes.
Entretanto, o representante da Adobe, Rikk Flohr, respondeu ao fiasco nos fóruns de ajuda do Photoshop confirmando que a atualização mais recente causou o problema. Entretanto, a Adobe rapidamente lançou um patch que corrigiu o bug de exclusão de dados, mas era tarde demais para os já afetados.
https://twitter.com/llambert89/status/1296462982965334017
“Estamos cientes de que alguns clientes que atualizaram para o Lightroom 5.4.0 no iPhone e iPad podem ter perdido fotos e predefinições que não foram sincronizadas com a nuvem do Lightroom. Uma nova versão do Lightroom (5.4.1) para iOS e iPadOS foi agora lançada e evita que esse problema afete clientes adicionais.”
Nem todos os utilizadores do Lightroom perderam seus dados. Aqueles com assinaturas que sincronizaram com a nuvem da Adobe perderam pouco ou nada. Ora leia:
“Eu gosto de fotografia como um hobby, por isso, nunca vi a necessidade de fazer backup das fotos e nunca paguei a assinatura (que incluiria armazenamento em nuvem). Porque não usei nem tenho interesse em usar nenhuma das ferramentas que a assinatura oferece.”
A Adobe reeditou a declaração de Flohr desculpando-se, mas dizendo que não havia muito mais que pudesse fazer. Os dados desapareceram para sempre. Afinal de contas, uma vez que a falha afetou as fotos armazenadas localmente, não há como recuperá-las.
Entretanto, a empresa sugere que os utilizadores tentem recuperar edições e predefinições de um backup recente do iPhone ou iPad.
Em suma, a lição aqui é: “Tenha SEMPRE um backup.” É um mantra da Informática.
Entretanto o que pensa sobre tudo isto? Partilha connosco nos comentários em baixo se foste um dos afetados.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!