Nova actualização para o Adobe Lightroom apagou imagens


Alguma vez perdeu os dados de algum telemóvel ou computador? Estamos a falar de algo facilmente evitável nos dias que correm. Os utilizadores do Lightroom em dispositivos iOS que o digam…

Como é óbvio, os nossos equipamentos podem estragar-se a qualquer momento. O que não faltam são falhas de software ou hardware… Por isso é que os backups são tão importantes. No entanto, é muito provável que ninguém estivesse à espera desta falha da gigante Adobe.

Nova atualização para o Adobe Lightroom apagou imagens

Portanto, a Adobe lançou uma atualização para a versão iOS do Lightroom que infelizmente excluiu todos os dados dos seus utilizadores. Assim, na quarta-feira, alguns descobriram que as suas fotos e predefinições do Lightroom simplesmente desapareceram. De forma devastadora, um utilizador do Reddit afirma ter perdido dois anos de edições de fotos. Ora leia:

“Eu fiz um post ontem que todas as minhas fotos e predefinições desapareceram depois de atualizar a app Lightroom. Foram mais de 2 anos de edições que acabaram. Estão perdidas e são irrecuperáveis”

Curiosamente, alguns utilizadores afirmaram ter perdido centenas de dólares em predefinições pagas.



 

Adobe Lightroom atualização

Entretanto, o representante da Adobe, Rikk Flohr, respondeu ao fiasco nos fóruns de ajuda do Photoshop confirmando que a atualização mais recente causou o problema. Entretanto, a Adobe rapidamente lançou um patch que corrigiu o bug de exclusão de dados, mas era tarde demais para os já afetados.

“Estamos cientes de que alguns clientes que atualizaram para o Lightroom 5.4.0 no iPhone e iPad podem ter perdido fotos e predefinições que não foram sincronizadas com a nuvem do Lightroom. Uma nova versão do Lightroom (5.4.1) para iOS e iPadOS foi agora lançada e evita que esse problema afete clientes adicionais.”

Nem todos os utilizadores do Lightroom perderam seus dados. Aqueles com assinaturas que sincronizaram com a nuvem da Adobe perderam pouco ou nada. Ora leia:

“Eu gosto de fotografia como um hobby, por isso, nunca vi a necessidade de fazer backup das fotos e nunca paguei a assinatura (que incluiria armazenamento em nuvem). Porque não usei nem tenho interesse em usar nenhuma das ferramentas que a assinatura oferece.”

A Adobe reeditou a declaração de Flohr desculpando-se, mas dizendo que não havia muito mais que pudesse fazer. Os dados desapareceram para sempre. Afinal de contas, uma vez que a falha afetou as fotos armazenadas localmente, não há como recuperá-las.

Entretanto, a empresa sugere que os utilizadores tentem recuperar edições e predefinições de um backup recente do iPhone ou iPad.

Em suma, a lição aqui é: “Tenha SEMPRE um backup.” É um mantra da Informática.


Entretanto o que pensa sobre tudo isto? Partilha connosco nos comentários em baixo se foste um dos afetados.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Diogo Isidorohttps://www.leak.pt/author/diogo/
O típico miúdo que saia da escola e jogava Counter Strike até os olhos não aguentarem mais. Agora com mais uns aninhos e com uma paixão enorme por hardware informático, jogos em geral e automóveis.

Leia também

pub