Inicio Apple Nova actualização para o Adobe Lightroom apagou imagens

Nova actualização para o Adobe Lightroom apagou imagens

Alguma vez perdeu os dados de algum telemóvel ou computador? Estamos a falar de algo facilmente evitável nos dias que correm. Os utilizadores do Lightroom em dispositivos iOS que o digam…

Como é óbvio, os nossos equipamentos podem estragar-se a qualquer momento. O que não faltam são falhas de software ou hardware… Por isso é que os backups são tão importantes. No entanto, é muito provável que ninguém estivesse à espera desta falha da gigante Adobe.

Nova atualização para o Adobe Lightroom apagou imagens

Portanto, a Adobe lançou uma atualização para a versão iOS do Lightroom que infelizmente excluiu todos os dados dos seus utilizadores. Assim, na quarta-feira, alguns descobriram que as suas fotos e predefinições do Lightroom simplesmente desapareceram. De forma devastadora, um utilizador do Reddit afirma ter perdido dois anos de edições de fotos. Ora leia:

“Eu fiz um post ontem que todas as minhas fotos e predefinições desapareceram depois de atualizar a app Lightroom. Foram mais de 2 anos de edições que acabaram. Estão perdidas e são irrecuperáveis”

Curiosamente, alguns utilizadores afirmaram ter perdido centenas de dólares em predefinições pagas.



 

Adobe Lightroom atualização

Entretanto, o representante da Adobe, Rikk Flohr, respondeu ao fiasco nos fóruns de ajuda do Photoshop confirmando que a atualização mais recente causou o problema. Entretanto, a Adobe rapidamente lançou um patch que corrigiu o bug de exclusão de dados, mas era tarde demais para os já afetados.

“Estamos cientes de que alguns clientes que atualizaram para o Lightroom 5.4.0 no iPhone e iPad podem ter perdido fotos e predefinições que não foram sincronizadas com a nuvem do Lightroom. Uma nova versão do Lightroom (5.4.1) para iOS e iPadOS foi agora lançada e evita que esse problema afete clientes adicionais.”

Nem todos os utilizadores do Lightroom perderam seus dados. Aqueles com assinaturas que sincronizaram com a nuvem da Adobe perderam pouco ou nada. Ora leia:

“Eu gosto de fotografia como um hobby, por isso, nunca vi a necessidade de fazer backup das fotos e nunca paguei a assinatura (que incluiria armazenamento em nuvem). Porque não usei nem tenho interesse em usar nenhuma das ferramentas que a assinatura oferece.”

A Adobe reeditou a declaração de Flohr desculpando-se, mas dizendo que não havia muito mais que pudesse fazer. Os dados desapareceram para sempre. Afinal de contas, uma vez que a falha afetou as fotos armazenadas localmente, não há como recuperá-las.

Entretanto, a empresa sugere que os utilizadores tentem recuperar edições e predefinições de um backup recente do iPhone ou iPad.

Em suma, a lição aqui é: “Tenha SEMPRE um backup.” É um mantra da Informática.


Entretanto o que pensa sobre tudo isto? Partilha connosco nos comentários em baixo se foste um dos afetados. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Diogo Isidorohttps://www.leak.pt/author/diogo/
O típico miúdo que saia da escola e jogava Counter Strike até os olhos não aguentarem mais. Agora com mais uns aninhos e com uma paixão enorme por hardware informático, jogos em geral e automóveis.

Leia também

WhatsApp recebe imagens autodestrutivas! Veja como funciona

O WhatsApp tem estado a testar uma novidade de imagens autodestrutivas nos últimos meses. As primeiras provas surgiram pela primeira vez no início deste...

Windows 10 recebe patch com lista monstruosa de correções

Depois da pequena lista de correções de bugs do Patch Tuesday de setembro para a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 (versão...

Android 11 na TV: o que está presente na nova versão!

A Google está a acompanhar o lançamento do Android 11 com muitas novidades. Dito isto, foi lançada uma nova versão do Wear OS, o...

Galaxy Note 20 vs Galaxy Note 20 Ultra: qual é mais resistente?

Embora pertençam à mesma gama, existem algumas diferenças entre o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra. Eles usam diferentes ecrãs, câmaras,...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...