Já limpou o seu PC este ano? Sabe como o fazer?

Normalmente, quando chega a primavera, chega a altura de limpar tudo ou quase tudo dentro de sua casa… Mas sabia que isto inclui o seu PC? Afinal de contas, numa altura em que atualizar o PC é uma missão quase impossível, o melhor que tem a fazer é mesmo garantir que a sua atual máquina dura o máximo de tempo possível, e para isso, tem de cuidar dela.

Mas sabe como é que isto se faz? Limpar o PC tanto internamente como externamente?



Já limpou o seu PC este ano? Sabe como o fazer?

limpar PC

Portanto, numa altura em que muito boa gente começou a dar um novo uso aos seus PCs domésticos, está na hora de uma merecida escovadela!

Hardware

Normalmente, quando se fala de limpar o interior de um PC, o seu foco tem de ser quase sempre as ventoinhas. Afinal de contas, são estes pequenos componentes que tratam de meter ar fresco para dentro e ar quente para fora. No entanto, também são os grandes responsáveis pela entrada de pó e outros detritos para dentro da caixa do seu PC. A solução mais simples é mesmo desmontar tudo, e com uma pistola de ar ou lata de ar comprimido, retirar tudo e mais alguma coisa das ventoinhas.

Se não for suficiente, pegue num pano de microfibra e limpe o resto com alguma calma. Dá trabalho mas vale a pena.

Desmontar o PC 

Se por ventura não limpa o seu PC há algum tempo, é muito provável que o seu interior esteja uma autêntica desgraça. Por isso, o melhor é mesmo desmontar tudo e dar uma ‘escovadela’ com a pistola de ar comprimido, com muito cuidado.

Se a sua caixa tiver filtros, é aqui também que tem a chance de os limpar como deve de ser.

Entretanto, se por acaso anda com problemas de sobreaquecimento, também poderá ser boa ideia desmontar o cooler do CPU. Como? Retire a massa térmica antiga com um pouco de álcool, meta uma nova camada, e volte a montar tudo. É realmente muito simples, não tenha medo.

Limpar o armazenamento do seu PC

limpar PC

Limpar o PC por fora é bom, mas por dentro? Aí é que vai notar grandes diferenças na performance. Pessoalmente, prefiro sempre fazer backups das coisas realmente importantes, e por fim, formatar tudo.

Mas há quem não goste de fazer isto, por isso, existem ferramentas como o TreeSize ou CCleaner, que o vão ajudar a perceber para onde está a ir o armazenamento das suas drives.

Mesmo que tenha um SSD super rápido, se quer uma máquina a funcionar a 100% das suas capacidades, é sempre boa ideia fazer uma limpeza no armazenamento. Se pagou pelo hardware, porque não aproveitar toda a sua performance?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também