iPhone está sobrevalorizado? Sim. Mas o Android não está melhor

Se há coisa que os utilizadores gostam de debater na internet, e é algo que já acontece há muitos e longos anos, é se os iPhones valem ou não o preço que custam. Há quem jure a pés juntos que não há melhor. Porque é simples, é poderoso, e pura e simplesmente não falha no dia-a-dia. Funciona! Mas, claro, há quem ache que é tudo uma questão de status.

A verdade? É mais complicada do que parece, porque a realidade é que é mistura de tudo isto. Mas, no fundo, tanto a Apple como o universo Android têm telhados de vidro.

iPhone está sobrevalorizado? Sim. Mas o Android não está melhor

apple, android, samsung, iphone

Tudo começou, como tanta coisa, com um post no Reddit Portugal, onde se discutia se os iPhones estão ou não sobrevalorizados. E a verdade é que estão. Um iPhone 16 Pro Max custa 1500 euros em Portugal. A construção é excelente, o desempenho é brutal, e o ecossistema é difícil de bater. Mas o preço… é obviamente difícil de engolir. Sobretudo quando se começa a olhar para o telemóvel, que é “igual” há várias gerações, e claro, para as muitas alternativas que existem nas prateleiras, e que não ficam assim tanto atrás.

Mas lá está, o iPhone é um símbolo de status. Sim, há alternativas que fazem (quase) o mesmo por muito menos. E sim, a Apple lucra como ninguém. Há dados recentes a mostrar que o custo de produção de um iPhone é pouco mais de 500 euros. O resto são margens de lucro, I&D e marketing. E, claro, o peso da maçã mordida.

Mas… e o lado Android?

É fácil criticar a Apple, mas a verdade é que o mundo Android também tem vindo a seguir o mesmo caminho. Um Galaxy S25 Ultra custa praticamente o mesmo que o iPhone, e isto não é de agora. Aliás, mesmo marcas tradicionalmente mais acessíveis, como a Xiaomi ou a OnePlus, já não andam propriamente baratas.

Hoje em dia, um topo de gama Android já não custa 600€. Custa mil ou mil e quinhentos. Pode até custar mais se quiser algo capaz de se dobrar. Muitas vezes, vem com decisões de design ou software que obrigam o utilizador a gastar ainda mais em serviços, acessórios ou upgrades.

Ou seja, se o iPhone é caro, o Android de topo também o é. A diferença é que a Apple vende status, enquanto o Android tenta vender inovação, porém nem sempre com resultados práticos para o utilizador.

O mercado está assim: pagar demais tornou-se o “novo” normal.

Os utilizadores estão a habituar-se a pagar cada vez mais por menos. Os saltos tecnológicos estão a abrandar, mas os preços continuam a subir. E isso aplica-se a ambos os lados da barricada. A Apple está a aproveitar-se? Sim. Mas a Samsung, a Google e companhia também não estão a dar nada.

A solução? Ser mais exigente. Comparar melhor. E… Talvez não mudar tanta vez de telemóvel. As marcas têm de sofrer onde dói, que é nas vendas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Mais lidas

 
Share to...