Como deve saber, durante muitos anos, a Intel reinou sem grande oposição no mundo dos processadores. Mas os tempos mudam, por vezes de forma quase inacreditável, e a verdade é que, na China, a balança virou de vez a favor da AMD.
Bem, na realidade não foi apenas na China, mas… A China é um mercado gigantesco, que claro está, acaba por demonstrar a tendência global. Mais concretamente, num mercado onde a Intel era dominante, a rival acaba de conquistar 50% da quota. As razões estão bem à vista.
A culpa? É da própria Intel!
A realidade é que, as últimas gerações de CPUs da gigante norte-americana têm deixado muito a desejar.
Estamos a falar do desempenho abaixo do prometido, os problemas técnicos (como a instabilidade grave da linha Raptor Lake) e uma clara falta de inovação deixaram os consumidores fartos. Resultado? Milhares de CPUs devolvidos, uma imagem de marca fragilizada e uma fuga de utilizadores para alternativas mais sólidas e fiáveis.
E é aí que entra a AMD!
Com a chegada dos novos Ryzen 9000 e dos processadores X3D, a empresa de Lisa Su está a conquistar o público chinês, e de facto, não só. A realidade é que os chips oferecem melhor desempenho por euro investido, mais eficiência energética e menos dores de cabeça. Uma combinação de luxo, que começa a ser um pesadelo para a Intel.
Aliás, basta olhar para a nova linha Core Ultra 200S da Intel, baseada na arquitetura Arrow Lake, que por sua vez prometia ser o renascimento da marca no segmento desktop. Mas ficou aquém das expectativas. As reviews foram frias, e mais uma vez, os consumidores não perdoaram.
Entretanto, a AMD continua a somar pontos, e começa até a posicionar-se como a força dominadora do mercado. Em apenas um trimestre, chegou aos 50% de quota de mercado na China. Um número que vai continuar a crescer.
A consequência direta? As vendas de motherboards compatíveis com CPUs Intel também estão em queda.
É o fim?
Ainda é cedo para decretar o fim da era Intel, mas o cenário atual é tudo menos animador para a marca azul. O que falta saber agora é simples: como é que a Intel vai responder? Vai ter de ser algo a sério, e possivelmente pode até significar uma mudança de estratégia nos preços em toda a sua gama de produtos.