iPhone 13: Processador não é muito diferente. Porque não precisa

A nova gama de smartphones iPhone 13 vai ser baseada no SoC A15 Bionic, chegando ao mercado na terceira semana de Setembro. Normalmente, é um SoC que impressiona tanto na performance como na eficiência, com a Apple a ser quase sempre capaz de meter alguns pózinhos mágicos no seu design.

No entanto, em 2021, parece que o SoC não vai ser assim tão diferente relativamente ao modelo do ano passado. Ainda assim, com um salto para o processo de 5nm N5P da TSMC, é esperado um aumento de performance e de eficiência significativo.

O processador do iPhone 13 não é muito diferente. Mas também não precisa

processador iphone 13

Portanto, apesar de um esperado aumento de performance e eficiência, tudo indica que a grande maioria do chip não irá ter grandes modificações. Como é o exemplo do número total de núcleos de CPU. Algo bastante curioso, visto que caso não saiba, isso já é quase tradição para a Apple! O número de núcleos apenas aumentou em 2017 com o A11 Bionic.

Ou seja, desde aí que a Apple tem apontado sempre para melhorias arquiteturais, ao mesmo tempo que aproveita os avanços tecnológicos da TSMC para aumentar a performance e eficiência dos seus chips. Uma estratégia de sucesso, visto que a Apple está no topo da performance há vários anos.

Assim, em 2021, as coisas não vão ser muito diferentes! O CPU vai ser basicamente igual, com o iPhone a dar o salto para as linhas de 5nm N5P. Ou seja, um processo que é basicamente uma otimização do já conhecido processo de 5nm. (Então e os 4nm? O processo de 4nm está reservado para os processadores ARM para computadores, como o M1X, que deve dar vida ao novo MacBook Pro 2021).

A Apple não precisa de se preocupar muito com aumentos de performance. Sabe porquê?

Caso não saiba, já conhecemos a performance do novo SoC da Qualcomm, o Snapdragon 895. Um processador que apesar de muito próximo, foi incapaz de bater o Apple A14 Bionic, ou seja, o SoC que dá vida aos iPhone 12 de 2020.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Placas gráficas novas em 2021? RTX 3080 Super já apareceu!

Na opinião de muitos especialistas, faz ZERO sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando a atual continua tão rara e tão cara....

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!