Snapdragon 888 vs Snapdragon 888+: O que mudou?

Como deve saber, apesar de já termos alguns rumores a sugerir o lançamento da nova geração de SoCs da Qualcomm ainda em 2021, é quase tradição para a empresa lançar um SoC topo de gama no início do ano, e na segunda metade do ano, lançar uma nova versão ‘Plus’, que promete mais desempenho ao mesmo preço.

As fabricantes adoram isto, porque podem lançar dois aparelhos com 6 meses de diferença, que na verdade não são assim tão diferentes quanto isso, pelo menos no campo da performance.

Afinal de contas, qual é a grande diferença entre os dois processadores? Vamos tentar perceber.

Snapdragon 888 vs Snapdragon 888+: O que mudou?

Snapdragon, 888+

Portanto, antes de falarmos sobre as diferenças, vamos falar sobre as similaridades!

É que em boa verdade, o Snapdragon 888+ é uma versão com algum OC em cima, comparativamente ao processador que chegou ao mercado em Dezembro de 2020 e Janeiro de 2021. Ou seja, continua a ser um processador baseado no processo de 5nm, e o cluster continua a ser constituído por uma configuração de núcleos 1 + 3 + 4.

No entanto, curiosamente, ao contrário daquilo que aconteceu no passado, o boost de frequência aqui aconteceu apenas no CPU, o GPU é exatamente o mesmo, com a exatamente a mesma frequência.

Além disto, o modem 5G é também exatamente o mesmo.

Quais são as diferenças afinal?

Apenas existem duas, a frequência do núcleo Kryo 680 (Cortex A1) que agora chega aos 2.995GHz em vez de apenas 2.84Ghz. Ou seja, um núcleo com uma frequência 5% mais alta.

Esquecendo isto, a segunda diferença está na performance IA, com o Snapdragon 888+ a ser capaz de oferecer um aumento de 20% (32 TOPS em vez de 26 TOPS).

Qual é a diferença de performance no mundo real?

Provavelmente, será irrisória. Mas ainda é cedo para tirar essa conclusão.

Porquê lançar um processador ‘quase’ igual?

É óbvio que a Qualcomm está muito focada na sua nova geração, que como deverá chegar mais cedo, roubou algum tempo de desenvolvimento à versão ‘Plus’ do atual SoC topo de gama da empresa. No entanto, para dizer a verdade, a versão ‘Plus’ nunca foi suposto ser uma versão revolucionário. Servindo apenas como um pequeno boost, uma maneira de aproveitar as melhorias das linhas de produção ao longo do tempo.

Para o consumidor pode ser bom!

Se as fabricantes apostarem muito no SD888+, é possível que os modelos antigos baixem um pouco. O que para os consumidores significa aparelhos com a mesma performance, a preços mais baixos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!