iOS 14: interface inconsistente está a confundir utilizadores

A Apple efetuou muitas alterações na sua interface com o lançamento do iOS 14 há algumas semanas. No entanto, nem todos os utilizadores gostaram. De facto, o conhecido site ZDNet chamou à atenção para uma certa inconsistência na interface. A mesma fonte até compara esta fase do iOS 14 com o Windows onde foram encontrados problemas semelhantes. As novas e velhas versões da interface estão misturadas no sistema. Ou seja, pode estar a usar tudo o que é de novo e de repente depara-se com diversos elementos velhos.

iOS 14: interface inconsistente está a confundir utilizadores

Um bom exemplo é na definição das horas. Assim, temos uma pequena janela para as definir, em vez das antigas rodas de scroll. Claro que a possibilidade de introduzirmos a hora através do teclado dá muito jeito. Mas não é necessário tornarmos estes elementos tão pequenos e inconvenientes.

Outra área em que também parece haver muita confusão são as definições. Isto é mais uma excelente comparação com o que se passou com o painel de controlo do Windows. Como ainda não está tudo tão bem organizado, algumas definições são difíceis de encontrar.

iOS 14 interface

Por exemplo, a funcionalidade picture-in-picture está disponível na subsecção de definições gerais. Já as definições do ecrã inicial, brilho e wallpaper estão na janela principal. Entretanto o modo de modem, ou seja, em que o smartphone se transforma num hotspot pessoal tem também o seu espaço no ecrã principal de definições. No entanto, também o podemos encontrar na secção destinada às comunicações móveis. A organização da página de definições também não está grande coisa.

Para além disso quanto mais apps a pessoa instala, mais confuso fica.

Uma das principais inovações na versão final do iOS 14 é uma interface revista. Dito isto, já temos widgets no ecrã, notificações pop-up, modo picture-in-picture e muito mais. Ora isto chegou tarde porque o mundo Android já tem tudo isto há anos.

iOS 14 interface

Assim isto levou ao surgimento de muitas piadas, até por parte de a própria Google. Por exemplo, um post no Twitter feito pela conta @madebygoogle mostrou o ecrã principal do recente Google Pixel 4a com uma mensagem. “sempre tivemos widgets” e “revelem isso ao mundo”.

De facto, os widgets estão disponíveis desde a primeira versão do Android. A 1.0. Foi lançada em 2008.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também