Inicio Apple iOS 14: interface inconsistente está a confundir utilizadores

iOS 14: interface inconsistente está a confundir utilizadores

A Apple efetuou muitas alterações na sua interface com o lançamento do iOS 14 há algumas semanas. No entanto, nem todos os utilizadores gostaram. De facto, o conhecido site ZDNet chamou à atenção para uma certa inconsistência na interface. A mesma fonte até compara esta fase do iOS 14 com o Windows onde foram encontrados problemas semelhantes. As novas e velhas versões da interface estão misturadas no sistema. Ou seja, pode estar a usar tudo o que é de novo e de repente depara-se com diversos elementos velhos.

iOS 14: interface inconsistente está a confundir utilizadores

Um bom exemplo é na definição das horas. Assim, temos uma pequena janela para as definir, em vez das antigas rodas de scroll. Claro que a possibilidade de introduzirmos a hora através do teclado dá muito jeito. Mas não é necessário tornarmos estes elementos tão pequenos e inconvenientes.

Outra área em que também parece haver muita confusão são as definições. Isto é mais uma excelente comparação com o que se passou com o painel de controlo do Windows. Como ainda não está tudo tão bem organizado, algumas definições são difíceis de encontrar.

iOS 14 interface

Por exemplo, a funcionalidade picture-in-picture está disponível na subsecção de definições gerais. Já as definições do ecrã inicial, brilho e wallpaper estão na janela principal. Entretanto o modo de modem, ou seja, em que o smartphone se transforma num hotspot pessoal tem também o seu espaço no ecrã principal de definições. No entanto, também o podemos encontrar na secção destinada às comunicações móveis. A organização da página de definições também não está grande coisa.

Para além disso quanto mais apps a pessoa instala, mais confuso fica.

Uma das principais inovações na versão final do iOS 14 é uma interface revista. Dito isto, já temos widgets no ecrã, notificações pop-up, modo picture-in-picture e muito mais. Ora isto chegou tarde porque o mundo Android já tem tudo isto há anos.

iOS 14 interface

Assim isto levou ao surgimento de muitas piadas, até por parte de a própria Google. Por exemplo, um post no Twitter feito pela conta @madebygoogle mostrou o ecrã principal do recente Google Pixel 4a com uma mensagem. “sempre tivemos widgets” e “revelem isso ao mundo”.

De facto, os widgets estão disponíveis desde a primeira versão do Android. A 1.0. Foi lançada em 2008. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Uber oferece proposta milionária pela Freenow! Será medo?

Quando aqui falamos que a pandemia de COVID-19 afetou mesmo todos os setores económicos, não estamos de maneira nenhuma a brincar. Afinal de contas,...

Halo 5 completamente à borla? Saiba como obtê-lo!

Se por acaso é daquele tipo de jogadores que sempre gostou mais das consolas da Microsoft e como tal, possui neste momento uma Xbox...

Filme “It” é ou não baseado em fatos reais? Sim e não!

Desde que foi lançado em todo o mundo, "It" tem sido considerado por muitos um dos melhores e mais assustadores filmes de terror de...

Volte-face! A RTX 3080 fica atrás da nova RX 6800 em tudo!

Como noticiámos há alguns dias, as novas placas da AMD já andam por aí há algum tempo, no entanto, foram enviadas com drivers 'especiais'...

Como é que um serviço de IPTV Pirata arranja o sinal de TV?

Se por acaso é fã mundo do IPTV, mais concretamente do IPTV Pirata, é provável que já saiba um pouco de como tudo isto...