Atenção! O Google tem novas definições de privacidade!

Hoje em dia é quase impossível navegar na Internet sem usar um dos produtos ou aplicações da Google. Ou é o motor de busca, ou é o YouTube, ou qualquer outra aplicação online. No entanto, isto preocupa muitas pessoas devido a questões relacionadas com a privacidade. À semelhança do que acontece com outros serviços, a Google recolhe muitos dados dos utilizadores. Agora, o CEO da Google, Sundar Pichai, anunciou que esta empresa vai efetuar algumas alterações na forma como a gigante de tecnologia lida com os dados de novos utilizadores. Assim, nos próximos tempos, a Google vai implementar novidades nas definições de privacidade, que ajudarão a controlar os dados que estão a ser partilhados.

Atenção! O Google tem novas definições de privacidade!

O tipo de dados varia de registos da Google, histórico de pesquisa, histórico de localização, histórico do YouTube, histórico de localização e comandos de voz através do Assistente do Google. Tudo na página Minhas atividades.

Google definições privacidade

Esta empresa já tinha introduzido uma opção no ano passado para excluir os dados automaticamente a cada 3 meses ou 18 meses para novos utilizadores e existentes. Esta funcionalidade será agora ativada por defeito para novos utilizadores. Além disso, o histórico de pesquisas no YouTube será programado para ser automaticamente eliminado após três anos. A empresa afirma que isto foi feito para garantir que a Google vai “continuar a fazer recomendações relevantes de entretenimento”, pois as preferências dos utilizadores mudam com o tempo.

As novas opções de privacidade ainda não serão ativadas por defeito nas contas Google existentes. No entanto o gigante dos motores de busca afirma que vai aumentar a frequência com que a opção será revelada nos serviços abrangidos.

Também para ajudar os utilizadores a controlarem as suas configurações de privacidade, a Google afirma que vai facilitar o acesso a todos os pormenores da conta. Isso pode ser feito simplesmente procurando por questões como “a minha conta do Google é segura?”. Deste modo terá logo acesso a uma caixa com suas configurações de privacidade e segurança.

Entretanto, a Google está a preparar um atalho que vai permitir entrar facilmente no modo de navegação anónima. Para isso basta carregar na sua foto do seu perfil na Pesquisa do Google, no Maps e no YouTube.

O que acha desta novidade nas definições de privacidade da Google?

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa...

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!