iOS 14: afinal a Apple anda a copiar o Android ou a Samsung?

Esta manhã encontrei um artigo muito interessante no site Sammobile que fala do iOS 14 e de uma eventual cópia do Android ou inclusivamente da interface da Samsung, o One UI. Claro que faz sentido que este site fique mais do lado da Samsung. No entanto, tocam em alguns pontos interessantes como vou referir já a seguir. É que de acordo com este site, o iOS 14 é um hino à interface da Samsung, o One UI e até do sistema operativo da Google.

iOS 14: afinal a Apple anda a copiar o Android ou a Samsung?

Ainda que houvesse ou haja uma inspiração por parte da gigante da maçã, isto não é nada de extraordinário. É que as empresas concorrentes tentam ficar sempre à frente umas das outras e como tal ninguém tem problemas em adotar algo que é realmente bom. Mas vamos olhar para as convicções deste site e no fim vai perceber se fazem sentido ou não.

iOS 14 Android Samsung

Os widgets no ecrã inicial e a gaveta de aplicações fazem parte do software proprietário da Samsung desde sempre.

No entanto, estiveram sempre ausentes do iOS. Dito isto, o iOS 14 foi buscar ao mundo Android os widgets e também a chamada biblioteca de aplicações. É verdade que os widgets e gaveta de aplicações da Apple não são exatamente idênticos aos da Google, mas cumprem o mesmo objetivo.

Pesquisa nos emoji e a capacidade de alterar o browser e a aplicação de email por defeito

Até o iOS 14, os utilizadores do iPhone não conseguiam procurar emojis através do teclado standard. Ou seja, esta função que já existia no teclado Samsung há algum tempo foi finalmente adicionada aos iPhones.

Além disso, faz quase uma década desde que a primeira versão do iOS foi lançada. Mas é so agora em 2020 que os utilizadores do iPhone podem finalmente alterar as aplicações por defeito ao nível do browser e email. Antes do iOS 14, quem tinha um iPhone era obrigados a usar apenas o browser e as aplicações da Apple.

iOS 14 Android Samsung

A Samsung sempre se concentrou em garantir uma boa experiência de utilização. Para além disso com o One UI pensou também em levar todas as informações aos utilizadores, de forma mais simples e não só. Por exemplo, quando recebemos uma chamada a notificação já não ocupa o ecrã total (embora ainda seja possível fazê-lo). Em vez disso aparece como uma janela pop-up com botões discretos de aceitar e rejeitar chamada.

Segundo o Sammobile alguns elementos do design do iOS 14 parecem ter sido diretamente inspirados pela One UI ou Android. Um exemplo disso, é que a Apple deixou de apostar numa notificação de nova chamada em ecrã total e trocou-a por um pop-up.

Vídeo picture-in-picture

A possibilidade de vídeo picture-in-picture é algo que já acontece há muito tempo nos equipamentos da Samsung. É verdade que já tinha aparecido também no iOS para iPad. No entanto, não estava presente no iPhone. Agora eis que chegou ao iOS 14.

Inspiração também do iOS 14 na versão base do Android para além da Samsung

Entretanto existem outras funcionalidades muito semelhantes aos do Android. Para começar, o sistema operativo da Apple é finalmente lançado como uma aplicação de tradução integrada.

Depois, há o que a Apple chama de App Clips. É essencialmente equivalente a app Slices presente no sistema operativo Android.

Por último, mas não menos importante, a Apple não desistiu de competir com o Google Maps e o iOS 14 finalmente adicionou instruções para os ciclistas no Apple Maps.

O que acha de tudo isto? A Apple anda mesmo a copiar a Samsung ou é uma coincidência?

Leia também:

iOS 14: vale a pena instalar já a versão beta para iPhone?

iOS 14 voltou a mostrar a maior fraqueza do Android!

Veja como instalar agora mesmo o iOS 14 no seu iPhone!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também