Inicio Apple iOS 13 prepara revolução ao adicionar suporte para ratos USB!

iOS 13 prepara revolução ao adicionar suporte para ratos USB!

É na conferência anual de programadores da Apple que este fabricante vai apresentar o iOS 13. Espera-se que a nova versão do sistema operativo para dispositivos móveis deste ano traga várias melhorias ao nível da utilização e sobretudo da interacção. Uma das principais pode ser o suporte de mouse USB para o iPad.

iOS 13 pode tornar os iPads em máquinas muito mais versáteis

O iPad da Apple sempre teve muito sucesso, muito por culpa do hardware. No entanto, toda a linha de tablets do recém-renovado iPad Mini e também do iPad Air e Pro é um pouco limitada pelo iOS. Isto apesar deste ser um excelente sistema operativo para multimédia, navegação, jogos e até mesmo edição de vídeo em 4K. No entanto, a falta de uma gestão de ficheiros robusta e do suporte para múltiplas janelas, entre outras pequenas imperfeições, impedem que eles possam ser vistos como substitutos dos computadores portáteis.

OS 13

Neste campo algumas coisas deverão mudar no iOS 13…

A propósito disto já circulam na Internet rumores de suporte para ratos USB no iOS 13. É que este tablet já suporta teclados e até stylus. No entanto, no caso dos ratos, ainda não havia qualquer novidade.

No podcast Connected, o conhecido editor-chefe da Macstories, Federico Viticci, menciona a utilização de um mouse USB num iPad Pro. “O que ouvi é sem adaptadores. Seremos capazes de utilizar qualquer rato USB no iPad. O iPad Pro tem uma porta USB-C, então basta ligar um rato. ”

Isto levanta duas questões!

Uma é se o suporte para ratos USB será exclusivo para as portas USB-C do iPad Pro, ficando assim de fora os modelos Mini e Air. A segunda é se vão existir ou não restrições à utilização do rato.

OS 13



Entretanto este rumor acerca do rato ganhou ainda mais força quando o conhecido programador Steve Troughton-Smith referiu no Twitter que esta funcionalidade está “em obras” e que os utilizadores da versão Pro poderão ser os primeiros a recebê-la.

Embora não haja um cronograma muito específico acerca da disponibilidade do suporte para ratos USB, é provável que esta funcionalidade seja lançada com o iOS 13. Resta-nos agora esperar pelo início de junho e mais concretamente pelo WWDC’19. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...

Chegou o MIUI for TV 3.0! Conheça as principais novidades!

A Xiaomi lançou o MIUI for TV 3.0 em julho e agora a atualização está finalmente disponível e a chegar aos dispositivos. Dito isto,...

Android 11 provoca paragem de digestão no Google Pixel 4a

A gama de dispositivos Pixel da Google passou por algumas controvérsias. Falo de bugs de software e problemas de hardware. Mais especificamente, as questoes...