Intel vs AMD: Agora é que a rivalidade vai doer!

Como disse num artigo ontem, a Intel está neste momento a tentar puxar para o seu lado uma das maiores e melhores parceiras da AMD! Estamos a falar da maior fabricante de semi-condutores do planeta, a TSMC!

Afinal de contas, caso não saiba, a Intel está novamente a falhar no desenvolvimento de novos processos de produção. Visto que depois do ‘fail’ dos 10nm, estamos agora a assistir ao ‘fail’ dos 7nm… E como tal, como a empresa não pode ficar à espera que os problemas se resolvem, tem de arranjar uma solução rapidamente! O que aparentemente significa arranjar um parceiro para fazer parte da produção por si.



O problema aqui é que a TSMC não está com grande vontade de aumentar mais a produção só por causa da Intel! Sabe porquê? Por simplesmente não conseguir ver aqui uma parceria a médio/longo prazo. Ou seja, a Intel vai ter de rivalizar com a AMD (e outras empresas), para conseguir meter as mãos na capacidade de produção de 7nm que se encontra agora livre depois da Apple ter saltado para os 5nm, e da Huawei se ter visto obrigada a cortar relações com a fabricante.

Intel vs AMD: Agora é que a rivalidade vai doer!

Intel vs AMD rivalidade

Portanto, a competição entre a Intel e AMD tem subido de tom nos últimos anos, e pelos vistos, vai subir ainda mais agora que ambas terão de lutar pela mesma capacidade de produção, na mesma exata parceira.

Assim, graças às dificuldades da Intel, a AMD até já ultrapassou a rival no valor de cada acção em bolsa. E pelos vistos, a rivalidade vai aumentar ainda mais de tom quando chegar a altura de meter dinheiro em cima da mesa para comprar produção à parceira no mundo da produção. Ao fim ao cabo, tudo indica que a Intel esteja agora a ter vários tipos de reuniões com os executivos da TSMC para meter a mãos em muita da produção das linhas de 7nm... No entanto, a AMD está pronta a entrar na guerra, não querendo que o seu trunfo (7nm) chegue às mãos da sua maior rival no mercado de processadores.

Dito tudo isto, apesar da TSMC não estar com grande vontade de aumentar a produção. É esperado que a fabricante duplique a capacidade das linhas de 7nm em 2021, isto ao mesmo tempo que perde um dos maiores clientes, a Huawei. Por isso, agora resta saber quem é que vai conseguir ficar com toda a produção livre do próximo ano… Ou seja, quem vai querer gastar mais dinheiro!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também