Inicio Especiais Intel vs AMD: Agora é que a rivalidade vai doer!

Intel vs AMD: Agora é que a rivalidade vai doer!

Como disse num artigo ontem, a Intel está neste momento a tentar puxar para o seu lado uma das maiores e melhores parceiras da AMD! Estamos a falar da maior fabricante de semi-condutores do planeta, a TSMC!

Afinal de contas, caso não saiba, a Intel está novamente a falhar no desenvolvimento de novos processos de produção. Visto que depois do ‘fail’ dos 10nm, estamos agora a assistir ao ‘fail’ dos 7nm… E como tal, como a empresa não pode ficar à espera que os problemas se resolvem, tem de arranjar uma solução rapidamente! O que aparentemente significa arranjar um parceiro para fazer parte da produção por si.



O problema aqui é que a TSMC não está com grande vontade de aumentar mais a produção só por causa da Intel! Sabe porquê? Por simplesmente não conseguir ver aqui uma parceria a médio/longo prazo. Ou seja, a Intel vai ter de rivalizar com a AMD (e outras empresas), para conseguir meter as mãos na capacidade de produção de 7nm que se encontra agora livre depois da Apple ter saltado para os 5nm, e da Huawei se ter visto obrigada a cortar relações com a fabricante.

Intel vs AMD: Agora é que a rivalidade vai doer!

Intel vs AMD rivalidade

Portanto, a competição entre a Intel e AMD tem subido de tom nos últimos anos, e pelos vistos, vai subir ainda mais agora que ambas terão de lutar pela mesma capacidade de produção, na mesma exata parceira.

Assim, graças às dificuldades da Intel, a AMD até já ultrapassou a rival no valor de cada acção em bolsa. E pelos vistos, a rivalidade vai aumentar ainda mais de tom quando chegar a altura de meter dinheiro em cima da mesa para comprar produção à parceira no mundo da produção. Ao fim ao cabo, tudo indica que a Intel esteja agora a ter vários tipos de reuniões com os executivos da TSMC para meter a mãos em muita da produção das linhas de 7nm... No entanto, a AMD está pronta a entrar na guerra, não querendo que o seu trunfo (7nm) chegue às mãos da sua maior rival no mercado de processadores.

Dito tudo isto, apesar da TSMC não estar com grande vontade de aumentar a produção. É esperado que a fabricante duplique a capacidade das linhas de 7nm em 2021, isto ao mesmo tempo que perde um dos maiores clientes, a Huawei. Por isso, agora resta saber quem é que vai conseguir ficar com toda a produção livre do próximo ano… Ou seja, quem vai querer gastar mais dinheiro!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Huawei recebeu da TSMC muito menos chipsets do que pediu

É muito provável que até ter surgido o problema dos Estados Unidos com a Huawei nunca tivesse ouvido falar do novo TSMC. É sem...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Google Play Store: descobertas novas apps perigosas! Apague já

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...

Nokia 7 Plus: HMD Global continua a ser a rainha dos updates!

A HMD Global conseguiu a proeza de agarrar numa marca que estava desaparecida e trazê-la à vida. A meu ver conseguiu fazê-lo muito bem,...

Keanu Reeves na Marvel? Um sonho quase realidade!

A vinda de Keanu Reeves para o universo cinematográfico da Marvel, sempre foi um sonho de todos os fãs desta série de filmes e...