Intel revelou os seus planos! 10nm em Junho e GPU Intel Xe em 2020


Por em

A Intel acabou de revelar os seus planos, para os próximos meses, confirmando a chegado dos primeiros processadores de 10nm ainda em 2019, bem como a introdução do processo de 7nm, em 2021.

Muito curiosamente, além de revelar o planeamento… A Intel, também revelou as linhas de produtos, que irão ser baseadas nos novos processos de fabrico!

Plano de Jogo da Intel: 10nm para rivalizar com os 7nm da TSMC ainda em 2019, e 7nm para lutar contra os 5nm em 2021!

Toda esta nova informação, chega-nos através do Webcast de investidores da Intel, onde a empresa mostrou o seu derradeiro planeamento para os próximos meses. Bem como uma renovada estratégia, para não só lutar com a AMD, mas também com a NVIDIA, já em 2020.

Intel 10nm, 10nm+ e 10nm++

A Intel clarificou que o seu afamado processo de 10nm, pode realmente oferecer excelente progressos na performance por watt. Afinal de contas, em comparação ao agora ‘velhinho’ processo de 13nm++, a primeira iteração dos 10nm, irá elevar a eficiência a níveis nunca antes vistos.

E claro que além disto, a Intel também está a planear lançar os 10nm+(2020) e 10nm++(2021), evoluindo o processo ao longo do tempo, como fez com os 14nm.

Com esta tecnologia, poderemos contar com:

  • Aumento de densidade de 2.7x vs 14nm
  • Cobalt Interconnect (M0, M1)
  • Primeira geração Intel Foveros 3D
  • Segunda geração EMIB
  • ‘Self-aligned Quad-Patterning’
  • ‘Contact Over Active Gate’

O processo de 10nm Intel, deverá chegar ao mercado em Junho, com os processadores ‘Ice Lake’.

Em suma, esta plataforma irá tirar vantagem de todas as novidades arquiteturais, conseguindo oferecer velocidades wireless 3x mais rápidas, processamento de vídeo (transcode) 2x mais rápido, performance gráfica 2x mais rápida e performance IA 2,5x/3x mais rápida, em relação à geração anterior.

Via Intel


Primeiras placas gráficas Intel Xe para consumidores (10nm), chegam já em 2020! As versões para centros de dados (7nm), chegam em 2021

Intel Xe

Primordialmente, a nova arquitetura gráfica Xe, irá utilizar a tecnologia de empilhamento Foveros 3D, o que obviamente significa que vamos ver um único chip, com várias camadas. (GPU, Memória, I/O)

O que tem este ‘Stacking’ de positivo?

Primeiramente, com o uso desta inovadora tecnologia, será possível meter memória super rápida, logo em cima do GPU! O que irá diminuir significativamente o tamanho da própria placa gráfica.

Portanto, enquanto as primeiras placas gráficas da Intel, chegam já em 2020, com o processo de 10nm. A oferta para os centros de dados, apenas chega em 2021, com o processo de 7nm.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung Galaxy Note 10 pode arrasar tudo na fotografia

(Leak) AMD Ryzen 3000 com 16 núcleos apareceu na Internet

Seguinte