5nm depois dos 7nm? A TSMC diz que não! Primeiro vamos ter os 6nm


Por em

5nm depois dos 7nm? A TSMC diz que não! Primeiro vamos ter os 6nm – A empresa disse na sua última reunião de investidores, para a divulgação de resultados trimestrais, que tem a certeza, que a grande maioria de clientes do seu popular processo de 7nm, irão fazer a transição para o novo processo de 6nm.

Aliás, a empresa espera que este novo processo de fabrico, seja um sucesso ainda maior, visto que o processo de 6nm tem uma espécie de retro-compatibilidade, com as ferramentas de desenho e de fabrico que os parceiros já pagaram, para poder ‘brincar’ com os 7nm. (O que claro está, irá resultar numa excelente poupança, em termos de investimento)

6nm

Ainda assim, a TSMC já avançou com os 5nm! (Aumento de performance de 15%)

Enquanto a Intel continua a coçar a cabeça, com todos os problemas que o processo de 10nm deu e continua a dar. As restantes grandes fabricantes, parecem ter encontrado o ritmo certo!



Nomeadamente a TSMC, que depois de meter o processo de 7nm nas bocas do mundo, conseguindo vários clientes de alto gabarito, como a Apple, Huawei, Qualcomm e AMD… Já está focado no próximo passo, o processo de 5nm!

O processo de 5nm da TSMC oferece 1.8x a densidade lógica bem como um aumento de 15%, em relação ao processo de 7nm!

A TSMC anunciou hoje mais alguns detalhes sobre o seu próximo processo de fabrico. Depois de passar por alguns passos de validação, com muito sucesso.

SoC Apple A14 produzido com o processo de 5nm?

Contudo, o processo de 5nm da TSMC, pelo menos por enquanto… Tem como objetivo principal, os aparelhos 5G bem como aplicações IoT, em vez dos tradicionais processadores ou placas gráficas.

Leia mais sobre este assunto aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.