Como deve saber, no final do ano passado, dissemos um olá à nova geração de memória RAM DDR5, com a Intel a ser a primeira a trazer suporte ao standard, graças aos novos processadores Core 12000 e também motherboards Z690 que os acompanharam.
Entretanto, como dissemos na altura, optar pela memória DDR5 seria quase sempre um erro, devido à baixa performance da primeira geração de chips, preços incrivelmente caros, tudo isto relativamente aos mais avançados e maduros chips que dão vida à memória DDR4.
É exatamente por isso, que dissemos que ainda iria demorar algum tempo até dizermos adeus à velha memória, antes de adotarmos completamente o novo padrão. Pois… A Intel parece ter outros planos!
Intel quer dizer adeus à memória RAM DDR4 em 2022
Portanto, segundo novas informação, apesar do facto do controlador de memória dos novos Intel Core 13000 continuar a suportar RAM DDR4. Tudo indica que a Intel vai apostar forte e feio no novo padrão, no terceiro trimestre de 2022.
Ou seja, apesar de existir suporte nos novos processadores, e na verdade, também no chipset, a Intel está a pedir às parceiras, que esqueçam as versões DDR4, para apostarem exclusivamente em motherboards com suporte à memória DDR5. O objetivo é aumentar a velocidade de adoção da memória de nova geração.
Entretanto, na altura de lançamento dos novos Intel Core 13000, já devemos ter como ‘standard’ a memória DDR5-5600MHz, com alguns kits a apresentarem frequências ainda mais interessantes que isto.
Será a jogada indicada? Ou ainda é cedo de mais, e a memória DDR5 continua demasiado cara para a performance que oferece, especialmente relativamente aos melhores kits DDR4? Isto pode ser um tiro no pé, se a AMD continuar a suportar o velho padrão, com os processadores Ryzen 7000. Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!