Intel quer comprar antiga parte da AMD. É a loucura!

Hoje em dia, a AMD produz a grande maioria dos seus chips através da parceria TSMC, uma das maiores fabricantes de semicondutores do planeta. No entanto, no passado, a AMD era muito parecida à Intel no campo da produção, ou seja, tinha as suas próprias linhas de produção, e por isso, tentava fazer tudo in-house.

Entretanto, chegou a crise, e a AMD teve de arranjar uma solução rápida para conseguir algum dinheiro rápido. Foi aí que nasceu a GlobalFoundries, as antigas linhas de produção da AMD, agora independentes. Uma foundry que apesar de se ter separado da empresa-mãe, continuou muito próxima da AMD, sendo quase sempre a parceira escolhida para toda e qualquer produção.

No entanto, com o passar do tempo, a GloFo começou a ficar para trás a nível tecnológico, começou a existir algum desinvestimento, e por isso, a AMD teve de ir à procura de uma outra solução. Algo que acabou por correr mesmo muito bem para a AMD! Como podemos ver pelo estado atual do mercado.

Mas calma… É que a Global Foundries está agora a voltar aos poucos, e pelos vistos, a Intel está bastante interessada na empresa. Será que a Intel vai comprar ‘as antigas linhas de produção’ da rival direta?

Intel quer comprar antiga parte da AMD. É a loucura!

AMD vs Intel, AMD, Intel, CPU

Portanto, a Intel parece estar a explorar a possibilidade de comprar e posteriormente absorver a Global Foundries por cerca de 30 mil milhões de dólares. Esta aquisição faz parte do recente plano de restruturação do recentemente apontado CEO.

Restruturação que tem como objetivo primário aumentar a capacidade de produção da Intel a médio/longo prazo. De forma a que a empresa não volte a passar por outra fase como a dos 14nm e 10nm. Aliás, caso não saiba, a Intel já está a preparar a construção de duas novas fábricas de semicondutores no Arizona, e tem vários acordos assinados com uma série de países para fornecimento de chips.

Entretanto, relativamente à GloFo, a antiga parceira da AMD tem na sua mãe 7% da quota de mercado, contando com vários clientes de renome, como a AMD, Qualcomm e NVIDIA. Entretanto, tem sido algo de vários investimentos para voltar a ser competitiva no fornecimento de processos de produção de ponta. Em suma, pode ser uma aquisição muito interessante!

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!