Vamos assistir a estas inovações incríveis em 2024! Já viu?

A ideia de alimentos impressos em 3D, implantes para curar a paralisia ou partes do corpo cultivadas artificialmente eram coisas do domínio da ficção científica. No entanto isto está mais perto do que nunca de se tornar realidade. Todos os meses são feitas novas descobertas. Parte da razão pela qual tem havido tantos novos desenvolvimentos é o facto de os investigadores estarem a encontrar novas formas de aproveitar as tecnologias existentes, com coisas como a impressão 3D e a IA. Assim vamos assistir a estas inovações incríveis em 2024!

Vamos assistir a estas inovações incríveis em 2024! Já viu?

Alimentos impressos em 3D

As alternativas à carne têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos. Isto com os seus defensores a afirmarem que estas alternativas são mais saudáveis para o consumidor e melhores para o ambiente. Uma das críticas mais comuns aos substitutos da carne é o facto de nunca poderem replicar verdadeiramente a experiência de comer carne verdadeira. Tudo porque a maior parte deles não corresponde à textura, ao sabor ou a ambos. No entanto, isso poderá em breve ser uma coisa do passado. Assim várias empresas estão a criar “carne” impressa em 3D que é mais realista do que nunca.

inovações em 2024

Entretanto se pensa que isto só é possível com alimentos alternativos à verdadeira carne desengane-se. Se por um lado há empresas que utilizam uma mistura de proteínas de soja e ervilha, juntamente com outros ingredientes derivados de vegetais, há outras que conseguem carne de vaca produzida a partir de células STEM. Depois pode-se utilizar a gordura e o tecido muscular para imprimir um bife em qualquer configuração.

Roupa antibacteriana

A nanotecnologia está atualmente a ser desenvolvida para ser utilizada em muitos campos diferentes. Vão desde a medicina ao fabrico. Mas um dos desenvolvimentos mais inesperados da nanotecnologia vem do mundo da moda. Utilizando revestimentos de nanofibras ou nanopartículas, várias empresas têm vindo a desenvolver formas de melhorar as propriedades do tecido do vestuário sem comprometer o toque e o aspeto para o utilizador.

inovações em 2024

Em casos simples, isto poderia facilitar o fabrico de vestuário impermeável, mas a tecnologia também mostra potencial para repelir líquidos mais complexos como o vinho, o café ou a mostarda. Os nanorrevestimentos também demonstraram ter propriedades antimicrobianas, que podem ajudar a travar o crescimento de bactérias. Isto poderia ajudar os utilizadores a sentirem-se mais limpos e com um cheiro mais fresco durante mais tempo, e tem potencial para ser utilizado também num ambiente clínico. Mais uma das inovações em 2024.

IA no diagnóstico médico

A inteligência artificial está a ser utilizada de várias formas no sector da saúde, com o objetivo geral de tornar o acesso aos cuidados de saúde mais fácil e mais abrangente do que nunca. Um exemplo disso é o Watson Health da IBM, que utiliza a aprendizagem automática para absorver grandes quantidades de informação de registos de pacientes, estudos de casos e revistas médicas. Estes dados são depois processados para dar aos investigadores informações sobre tendências ou padrões que não teriam sido possíveis de obter apenas com a análise humana.

Medical technology concept, Mixed media, Doctor wearing virtual reality glasses, Checking brain testing result with simulator interface, Innovative technology in science and medicine., AI generated.

Nova tecnologia de baterias para veículos eléctricos

Qualquer pessoa que tenha estado no mercado para comprar um carro novo nos últimos anos está bem ciente de que a revolução dos veículos eléctricos está em curso e a maioria dos fabricantes oferece agora pelo menos um modelo elétrico na sua gama. Uma das maiores barreiras que impedem uma maior adoção da tecnologia são as limitações da atual tecnologia de baterias, que são pesadas e volumosas e requerem um tempo de reabastecimento muito mais longo do que um automóvel equivalente a gasolina.

arrancar carro a gasolina, Bateria do automóvel dura menos, bateria do carro a perder a carga

Atualmente, está em curso uma investigação para otimizar a conceção das baterias dos veículos eléctricos, de modo a que quase todas as partes do conjunto sejam feitas de material ativo, ou seja, que possam manter a carga. A colocação das baterias no interior do automóvel é também um ponto fulcral para os investigadores, uma vez que uma colocação mais eficiente das baterias conduz a ganhos de autonomia potencialmente significativos no mundo real.

Internet quântica

Os computadores quânticos utilizam o poder dos bits quânticos (ou qubits) para trabalharem significativamente mais depressa do que um computador tradicional, permitindo-lhes resolver problemas altamente complexos a velocidades recorde. Embora a construção de um computador quântico já não seja um domínio da ficção científica, os investigadores não conseguiram, até há pouco tempo, encadeá-los de forma significativa. No entanto, isto vai muidar.

melhorar a velocidade de Internet no Windows

A tecnologia ainda está na sua fase inicial mas será possível eventualmente criar uma “Internet quântica” que possa igualar as velocidades dos computadores quânticos, permitindo que as máquinas sejam encadeadas e, consequentemente, aumentando ainda mais o seu poder de computação.

Baterias feitas de areia

Reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis é um dos maiores passos para enfrentar as alterações climáticas. No entanto a mudança para fontes de energia renováveis não está isenta de problemas. Um dos maiores problemas é que a energia renovável tende a ser inconsistente. Por exemplo, os painéis solares só podem gerar eletricidade quando o sol está a brilhar. Em muitas partes do mundo, o inverno vê uma redução drástica na média de horas de luz solar. Um grupo de engenheiros finlandeses propôs uma solução – uma bateria de areia que pode armazenar calor de forma eficaz durante longos períodos de tempo

Utilizando energia verde comprada à rede quando o fornecimento é elevado, um aquecedor de resistência aquece a areia a mais de 600C. Entretanto pode permanecer a essa temperatura durante meses. A bateria utiliza areia de baixa qualidade rejeitada pelos fornecedores de construção. A isto junta-se um ventilador para direcionar o ar quente para os tubos de aquecimento urbano. A sua conceção é muito mais simples do que a de uma bateria tradicional de iões de lítio. Consequentemente, a sua construção é muito mais barata. É sem dúvida uma das grandes inovações em 2024.

Reversão de lesões na espinal medula

As lesões da espinal medula têm frequentemente um enorme impacto na vida da vítima. A paralisia é um resultado comum da lesão dos nervos vitais que controlam a metade inferior do corpo. A solução para isto são eléctrodos que imitam os sinais eléctricos que o cérebro envia para partes do corpo.

Inteligência Artificial saúde

Estes implantes estão ligados a um software de IA, que reproduz os sinais de que os indivíduos necessitam para se levantarem e andarem.

A Bioimpressão de partes do corpo e os táxis voadores são outras das novidades que podem ser implementadas em força em 2024.

Assim estas são algumas das inovações em 2024!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.