Air Fryers: o que pode utilizar e o que tem mesmo de evitar!

As Air Fryers, ou se preferir, as fritadeiras de ar quente estão cada vez mais na moda. No entanto, por vezes precisam de alguma ajuda para que os alimentos fiquem ainda melhor. No entanto, nem todos os materiais são seguros para a sua máquina. De facto, há alguns que parecem mais improváveis mas que podem ser utilizados sem problemas e há outros que não pode mesmo usar. No caso das Air Fryers há coisas que pode utilizar sem problemas, mas há quatro que tem mesmo de evitar!

Air Friyers: o que pode utilizar e o que tem mesmo de evitar!

Air Fryers: o que pode utilizar e o que tem mesmo de evitar!

Papel Vegetal

O papel vegetal ajuda a evitar que os alimentos fiquem colados. Dito isto se estiver a fritar alimentos pegajosos, como asas de frango temperadas ou outros alimentos como bolachas de chocolate, deve mesmo utilizá-lo.

Air Fryers: o que pode utilizar e o que tem mesmo de evitar!

Assim forre o fundo com papel vegetal cortado. Certifique-se de que distribui uniformemente os alimentos que vai fritar para evitar que ele levante. Se houver partes vazias, a força do ar quente que está a circular pode fazer com que o papel ande a esvoaçar e dificulte a cozedura dos alimentos.

Para além disso também pode utilizar papel vegetal noutros alimentos menos gordurosos. Isto só torna a limpeza muito mais fácil.

- Advertisement -

Palitos

Os palitos ajudam a segurar a comida. Aliás há muitas receitas que exigem que usemos estes palitos. Isto para embrulhar determinados alimentos com bacon. É muito útil para peito de frango recheado ou carne enrolada.

Air Fryers: o que pode utilizar e o que tem mesmo de evitar!

Folha de Alumínio

Não faz mal usar folha de alumínio na fritadeira de ar quente. É um bom condutor de calor, por isso, se não quiser que os alimentos sejam expostos diretamente ao calor e prefere que ele cozinhe uniformemente os alimentos é sem dúvida algo a utilizar.

Air Fryers: o que pode utilizar e o que tem mesmo de evitar!

Apenas certifique-se de selá-lo corretamente para evitar que a folha voe ao redor.

Também pode forrar o fundo da sua fritadeira com folha de alumínio. Certifique-se de colocar a comida uniformemente em cima para segurá-la.

Pratos resistentes ao calor

Pratos resistentes ao calor, como os Pyrex e que funcionem bem no micro-ondas, provavelmente funcionarão numa fritadeira. Isto deve ajudar a minimizar a limpeza. Também é um ótimo sistema para aquecer comida.

Tigelas de aço

As tigelas de aço também são bons condutores de calor. Podem imitar o efeito de um forno, especialmente se fechar a parte superior de uma tigela de aço com uma folha de alumínio. Dito isto, prende o calor no interior para que os alimentos cozinhem em vez de fritar por fora.

O que tem de evitar

Água

A água pode ser usada com moderação na fritadeira, no entanto, muitas vezes verá que há pouca ou nenhuma necessidade de o fazer. Na maioria dos casos deve ser evitada uma vez que em combinação com o ar circulante pode causar danos significativos à máquina.

Plástico

O plástico não é adequado. Se colocar algum tipo de plástico na Air Fryer é provável que derreta e cause uma verdadeira confusão ou danos significativos à sua máquina.

Molhos

Molhos também devem ser evitados a menos que seja proveniente de uma marinada. Se for consistente ainda melhor. É que caso contrário pode começar a espalhar-se por todo o lado. Tal como aconteceria com a água.

Folhas de papel

Entretanto as folhas de papel queimam e podem até provocar um incêndio se as colocar na Air Fryer. Assim existem algumas alternativas de que falei acima que podem ser mais adequadas às suas necessidades ao utilizar a máquina.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.