O vídeo passou a fazer parte da nossa vida quotidiana. No entanto, por muito comum que seja, muitos de nós não pensámos na sua utilidade quando estamos na estrada. É aqui que as dashcams entram em ação. Embora muitas pessoas associem as dashcams à aplicação da lei, a sua utilidade vai para além da polícia. Pode instalar , no para-brisas ou no espelho retrovisor do seu carro para captar imagens de som e vídeo da sua viagem, tanto no interior como no exterior do carro, servindo como testemunha fiável se tiver um acidente ou uma disputa na estrada. Assim no que diz respeito à Dashcam estas são as razões para instalar uma câmara no seu carro.
Dashcam: as razões para instalar já uma câmara no seu carro!
Se alguma vez teve um acidente de viação, sabe como as consequências podem ser caóticas e confusas. Memórias pouco claras e versões contraditórias dos acontecimentos podem dificultar a resolução de queixas e a determinação de quem foi o culpado. Uma dashcam é muitas vezes a única testemunha ocular de um acidente. Sem uma, é a versão de uma pessoa contra a da outra. Algo que normalmente não inspira muita confiança e pode ser incrivelmente frustrante quando se sabe que não se teve culpa.
Quando tem imagens de vídeo do que aconteceu, pode facilmente provar o seu caso. Se acabar em tribunal após um acidente, as imagens das dashcams são geralmente admissíveis, desde que cumpram os requisitos legais necessários. Isto deve-se ao facto de fornecerem frequentemente provas irrefutáveis e captarem os eventos à medida que se desenrolam, eliminando a incerteza sobre o que aconteceu ou não aconteceu. Isto ajuda a resolver disputas, a acelerar o processo legal e a proteger a parte inocente. Sem provas de vídeo, pode acabar por ser responsabilizado por um acidente que não causou.
Não há como contornar a situação.
Há muitas pessoas desonestas neste mundo que não gostariam de nada mais do que separá-lo do seu dinheiro.
A fraude nos seguros é uma das formas de o fazer, e é dispendiosa.
Os esquemas de “crash-for-cash” são uma das formas mais populares de os burlões cometerem fraudes de seguros. Este esquema implica que os burlões provocam deliberadamente acidentes para poderem apresentar falsos pedidos de indemnização por lesões ou danos. Uma vez que pretendem obter um grande pagamento, visam frequentemente comunidades ricas e pessoas que conduzem veículos novos, alugados ou comerciais, partindo do princípio de que terão o melhor seguro.
Investir numa dashcam para o seu carro pode ajudá-lo a apanhar estes burlões em flagrante. Pode utilizar as imagens da câmara para corroborar a sua versão dos acontecimentos e o que causou o acidente. Dependendo da câmara de bordo, esta informação pode incluir vídeo HD e dados GPS com a hora e o local exactos do acidente e a velocidade a que os veículos circulavam. Todas estas informações podem ajudar a polícia e os investigadores de seguros a determinar quem foi o culpado. Para além disso, tal como um bloqueio do volante, as câmaras de bordo funcionam como um dissuasor visível e podem dissuadir os criminosos de o visarem em primeiro lugar.
Monitorização de veículos sem vigilância
Embora a maioria de nós pense que as câmaras nos dão um par de olhos extra na estrada, também podem ser benéficas quando o seu carro não está em movimento. Quer tenha deixado o seu carro num grande parque de estacionamento ou sem vigilância numa rua da cidade, uma dashcam pode captar imagens de um ladrão a entrar no seu carro, de um acidente de atropelamento e fuga ou de uma simples batida de porta enquanto está longe do seu veículo.
As Dashcams fazem-no operando em modo de estacionamento, permitindo-lhes monitorizar o seu carro mesmo quando este não está em movimento. Esta funcionalidade pode ser especialmente útil em áreas urbanas onde o vandalismo e o roubo são comuns. Quando a câmara de painel está em modo de estacionamento, começa automaticamente a gravar se os sensores de movimento e de impacto detectarem qualquer movimento ou colisão que envolva o seu veículo. As imagens que grava podem ajudar a identificar os autores e registar os eventos que levaram ao incidente, fornecendo provas claras para pedidos de indemnização de seguros e relatórios policiais. É por tudo isto que é importante instalar uma câmara no seu carro.
Tal como uma câmara de painel de instrumentos pode servir de dissuasor para os burlões que tentam lucrar com esquemas. Quando os criminosos sabem que as suas acções podem ser gravadas, provavelmente pensarão duas vezes antes de atacar o veículo.
Documentar o inesperado
As Dashcams podem fazer muito mais do que apanhar ladrões em flagrante e provar a sua versão da história num acidente. Também são úteis para captar acontecimentos inesperados ou emergências. Aquelas coisas que acontecem no nosso dia a dia e que nos apanham desprevenidos porque acontecem sem qualquer aviso. Tal como os acidentes de viação, estes acontecimentos imprevistos podem ter implicações jurídicas e de seguro significativas.
Por exemplo, as catástrofes naturais, como tempestades de granizo, inundações e terramotos, podem causar danos significativos no seu automóvel e uma câmara de bordo pode gravar estas catástrofes naturais à medida que ocorrem, documentando o seu impacto no seu veículo. Pode utilizar estas imagens ao apresentar uma reclamação de seguro por danos causados por este tipo de evento. Sem as imagens provar a causa dos danos pode ser uma batalha difícil.
Estas câmaras também podem captar coisas como incidentes de raiva na estrada e actividades criminosas, fornecendo um relato claro de eventos que, de outra forma, dependeriam de depoimentos de testemunhas, que são notoriamente subjectivos e pouco fiáveis. As imagens também podem ajudar os investigadores e os socorristas a reconstituir a sequência dos acontecimentos e ajudar os avaliadores de seguros a avaliar com precisão os pedidos de indemnização e a determinar a responsabilidade.
Incentivar hábitos de condução mais seguros
Todos nos comportamos de forma diferente quando sabemos que estamos a ser observados. Isto é provavelmente verdade quando há uma câmara no nosso veículo. Uma dashcam é um lembrete constante de que a condução está a ser gravada, o que pode levar a uma condução mais consciente.
As Dashcams podem também desencorajar a condução imprudente, que é frequentemente uma preocupação dos pais de condutores principiantes, e com razão. Os pais também podem utilizar as imagens da câmara de bordo para dar instruções aos adolescentes, apontando erros e áreas a melhorar.
A Legislação em Portugal é que pode ser um grande problema
Acerca deste artigo o nosso leitor Cesar Magalhães a quem agradecemos chamou a atenção para uma questão muito importante. Em Portugal são proíbidas ao abrigo do RGPD. As multas ascendem a mais de €500 só pelo facto de estar instalada. Isto ao contrário do que se passa em muitos outros países.
A lei portuguesa proíbe que câmaras incidam sobre a via pública ou propriedade de terceiros (artigo 19.º da Lei 58/2019)”. “O que está em causa é o tratamento de dados pessoais, isto é, a captação de imagem das pessoas ou das matrículas de veículos”, bem como “a proteção da privacidade, pois há o direito a circular sem que fique registado onde, quando, com quem a pessoa estava”.
Assim de acordo com a CNPD, “se as dash cams captarem imagens que permitam identificar pessoas, direta ou indiretamente, elas não são admissíveis”, sobretudo tendo em conta que, neste caso, “não é exequível nem aplicável a recolha do consentimento” de quem é filmado como se pode ler aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!