Apesar dos numerosos avanços na tecnologia das baterias dos veículos eléctricos (VE), a pegada de carbono real continua a ser um grande ponto de discórdia. Além disso, as baterias também constituem metade da equação no que diz respeito ao problema do carregamento dos VE. Para além disso levantam várias questões ao nível da autonomia. Lembro que é uma das principais limitações com que muitos proprietários de VE têm de lidar. Entretanto a solução para grande parte dos problemas relacionados com as baterias dos veículos elétricos são as bactérias.
Bactérias são a solução para as baterias dos veículos elétricos!
Dos híbridos aos motores alimentados a hidrogénio, não é de admirar que os cientistas tenham procurado novas formas de melhorar os designs de motores ecológicos, especialmente as baterias. Inesperadamente, uma descoberta recente pode ter acabado de revelar uma ligação entre as bactérias e o futuro da tecnologia das baterias dos veículos eléctricos.
Em novembro de 2023, a Institution of Mechanical Engineers partilhou a forma como uma equipa de cientistas de biotecnologia sustentável da Universidade de Edimburgo, liderada pela Professora Louise Horsfall, está a explorar o conceito de utilização de bactérias artificiais. Isto para recuperar metais valiosos das baterias de iões de lítio dos veículos eléctricos.
Este processo de reciclagem de base biológica refere que as bactérias criadas por engenharia biológica da Edinburgh Genome Foundry são adicionadas a um fermentador. Tudo para produzir uma reação biológica natural. Posteriormente, a solução produzirá partículas de tamanho nanométrico de compostos metálicos. Depois podem ser filtradas e recuperadas.
Neste momento os investigadores ainda estão a realizar testes numa bateria Nissan Leaf EV usada anteriormente. Se forem bem sucedidos, a sua descoberta poderá significar muito para a indústria dos veículos eléctricos em geral.
Como a reciclagem de baterias pode mudar o futuro
O ião de lítio é o tipo de bateria mais caro de fabricar. Apesar disso, o ião de lítio continua a ser o principal tipo de bateria utilizado nos veículos eléctricos. O Clean Energy Institute partilha que as baterias de iões de lítio têm o maior potencial para os veículos eléctricos. Isto devido à sua elevada densidade energética e vida útil relativamente longa.
Em 2016, um estudo do Laboratório Nacional de Argonne afirmou que os processos de fabrico e de fim de vida das baterias dos veículos eléctricos têm uma pegada de carbono mais elevada do que os seus homólogos tradicionais a gasolina. Através da reciclagem eficiente de metais raros, os fabricantes de veículos eléctricos podem fechar o ciclo entre ambos, tornando-se assim a última peça do puzzle da sustentabilidade dos veículos eléctricos.
Nos últimos tempos, registaram-se outros avanços no domínio da reciclagem de baterias para veículos eléctricos. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer em termos de recuperação de metais de resíduos electrónicos em todas as categorias. Ou seja, não apenas nos veículos eléctricos. Para além disso, ao diminuir a sua dependência da exploração mineira, o fabrico de veículos eléctricos pode também distanciar-se das muitas práticas problemáticas que assolam a indústria mineira, tais como as violações dos direitos humanos e o impacto ambiental.
Uma vez que até 40% do custo de um veículo elétrico se deve à bateria, que é a principal responsável pelo seu elevado preço, a redução dos custos dos metais preciosos pode também tornar os veículos eléctricos mais acessíveis para o cidadão comum.
É sem dúvida interessante esta ligação entre as baterias e as bactérias.