A Huawei está a preparar-se para apresentar muitas novidades e já não falta assim tanto tempo como isso. Assim, é já no dia 3 de setembro num evento a propósito da IFA. Se seguir a cronologia habitual, um dos grandes destaques é o novo chipset Kirin 9000. Algo que é feito, imagino eu, com um sabor agridoce. Por um lado a Huawei vai apresentar um novo processador na IFA 2020, mas por outro será o último. Pelo menos, enquanto estes problemas com os Estados Unidos não tiverem resolvidos. No entanto, pode haver ainda uma aparição especial. Falo, em concreto, do Huawei Mate 40.
IFA 2020: que segredos tem a Huawei? Mate 40? Harmony OS?
O tema que dá o mote a tudo isto é a “Visão da Huawei para uma vida AI perfeita”. A imagem mostra ecrãs inteligentes, o Huawei P40 Pro, portáteis, tablets, smartwatches e altifalantes inteligentes. Também há imagens de óculos inteligentes e auriculares sem fios da Huawei.
Considerando que as novidades ainda estão em segredo, só podemos especular. Ou a Huawei ai atualizar um pouco de tudo e até trazer para o mercado global, dispositivos que estavam apenas circunscritos à China, ou vai falar de um novo ecossistema que está para nascer. Eventualmente o Harmony OS e que irá abranger todos os equipamentos. A hipótese que acho mais provável? A primeira. A que gostaria de ver? A segunda. Com tudo o que se está a passar com o governo americano, a Huawei necessita de uma posição de força e de dizer, estamos bem, criámos este ecossistema e vamos retaliar. Com o número de vendas na China, este fabricante tem um excelente balão de oxigénio para investir noutras áreas.
Entretanto um rumor que tem ganhado força nas últimas horas é que este evento pode servir também para termos um vislumbre do Huawei Mate 40.
Isto seria, sem dúvida, interessante.
Acerca deste equipamento um dos leaks mais recentes refere que a grande diferença, logo à partida, para o Mate 30 Pro é o arranjo da câmara para selfies. Assim, o Mate 40 Pro terá um furo duplo no canto superior esquerdo, tal como acontece com o Huawei P40 Pro. Na minha opinião é uma abordagem mais interessante que a do modelo anterior, com a enorme monocelha a meio.
O painel frontal do Mate 40 e P40 Pro são parecidos. Mas há diferenças. É que o novo topo de gama terá furos um pouco mais pequenos. Claro que isto é sempre uma boa notícia.
Outro pormenor que vemos é que o ecrã vai manter também a curva lateral que vimos nas gerações anteriores.
A Huawei chama a este design, ecrã cascata. O mesmo acontece com a moldura superior e inferior.
Ao nível das especificações, o responsável pela unidade de consumo da Huawei, já afirmou que o novo Mate 40 será equipado com o chipset Kirin 9000. Será assim o último chipset Kirin produzido por esta empresa. Isto devido aos problemas com os Estados Unidos. Muito poderoso, será desenvolvido com o processo de 5nm. Tem uma arquitetura A77 para o processador. Também integra uma placa gráfica G77. Destaca-se o maior desempenho. Também uma inteligência artificial mais poderosa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!