Harmony

A Huawei anunciou de forma oficial o seu novo sistema operativo, HarmonyOS! Sim, este é o HongMeng que tanto ouvimos falar, sendo o SO que a gigante Chinesa tem estado a desenvolver para substituir o Google Android.

Portanto, na China irá ser conhecido como HongMeng OS, enquanto no resto do mundo irá ser conhecido como Harmony OS. Dito isto, a Huawei afirma que este novo sistema operativo (SO baseado em Micro-Kernel), poderá ser utilizado em quase tudo, desde smartphones até colunas ‘smart’.

A ideia da Huawei é criar um ecossistema para ligar todos os seus aparelhos, e a chave é o Harmony/HongMeng

Harmony, HarmonyOS

Como deve saber, tem existido uma quantidade enorme de especulação, à volta daquilo que a Huawei irá fazer se a proibição não for levantada. Especialmente depois da própria empresa ter afirmado que já tinha um Sistema Operativo em desenvolvimento.

Contudo, nas últimas semanas, vários dos seus executivos têm vindo a público dizer que a Huawei prefere ainda utilizar o Android da Google, em vez da sua própria solução… O que claro está, dá a ideia de que o SO ainda não está pronto para o ‘Prime Time’.

A Huawei está a planear lançar o HarmonyOS numa série de produtos ‘Smart Screen’ ainda em 2019 (Provavelmente TVs)

Posteriormente, irá existir uma expansão, para chegar a outros aparelhos como os wearables. O plano atual de expansão deverá durar qualquer coisa como 3 anos. Entretanto, o foco inicial irá ser a China, um mercado em que a Huawei já tem de lidar com a proibição de uso dos serviços Google. E por isso, ideal para a integração de novo software.

Hongmeng

Curiosamente, o CEO da Huawei afirma que o HarmonyOS nada tem a ver com o Android e iOS, devido à sua grande capacidade de se adaptar a qualquer tipo de aparelho. Aliás, um ‘developer’ que queira criar uma App para este ecossistema, apenas o terá de fazer uma vez. É este o nível de flexibilidade que a Huawei quer criar.

Em suma, parece que o Huawei HarmonyOS é no fundo um rival para o substituto do Android da própria Google… O Fuchsia!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.