Inicio Android Antevisão IFA 2018: As principais novidades que vai poder ver!

Antevisão IFA 2018: As principais novidades que vai poder ver!

A IFA 2018 vai chegar a Berlim no final deste mês e vai ser o palco de excelência das mais variadas tecnologias. De 31 de agosto a 5 de setembro, as novidades serão muitas e nos mais variados campos. Nas próximas linhas falamos de alguns dos lançamentos dos principais fabricantes.

IFA 2018: Samsung

A Samsung costumava aproveitar a IFA para lançar a grande maioria dos smartphones e outros dispositivos portáteis. Agora isto já não acontece. O Samsung Galaxy Note 9 já foi lançado e o Galaxy Tab S4 também. Com estes dispositivos de parte a Samsung parece estar a preparar-se para o lançamento oficial da sua linha de televisões 8K QLED.

Na verdade, a empresa já tem um outdoor em Berlim a divulgar esse facto, com base numa uma foto colocada no Twitter pelo utilizador Leo D.

A imagem abaixo revela claramente uma televisão parcialmente coberta a ser revelada, juntamente com as palavras “QLED 8K” e “Prepare-se para se surpreender com a IFA.”

IFA 2018

A imagem parece ter alguma semelhança com uma TV 8K mostrada na CES 2018 no início deste ano que a empresa apelidou de “The Wall” e que se destaca por um design plano, quase sem molduras.

De facto, a The Wall parece ser a única televisão 8K na qual a empresa está a trabalhar sendo que a chegada ao mercado poderá acontecer no final do ano.

IFA 2018: Huawei

A Huawei vai apresentar muitas novidades na IFA. A primeira que foi revelada pelo site AndroidAuthority fala de duas novas cores gradiente do P20 Pro – um preto-turquesa e um branco cintilante.

IFA 2018

Outra das grandes novidades será o chipset Kirin 980, baseado na tecnologia de fabrico de 7nm.

Fontes próximas ligadas à produção afirmam que o chipset vai contar com quatro núcleos Cortex-A55 para uma boa autonomia e outro cluster quad-core com núcleos Cortex-A77 destinados a lidar com todo o trabalho mais pesado.

Esta última configuração pode operar até 2.8GHz e destaca-se ainda uma placa gráfica interna personalizada. O processador gráfico, em questão, será supostamente 50% mais rápido do que a Adreno 630 utilizada pelo Snapdragon 845 da Qualcomm, embora as suas especificações técnicas exatas ainda não sejam conhecidas.

IFA 2018

Como referimos o Kirin 980 é desenvolvido através do processo de fabrico de 7nm FinFET da TSMC. Na realidade, será o primeiro chipset do mundo a utilizar essa tecnologia de fabrico. Assim como aconteceu com o Kirin 970 que surgiu com uma unidade de processamento neural especificamente desenvolvida para lidar com a aprendizagem de máquina e aplicações gerais de inteligência artificial, o Kirin 980 provavelmente apresentará outro módulo. As informações dão conta que a nova NPU da Huawei vai utilizar as soluções criadas por um empresa denominada Cambricorn e vai permitir realizar um máximo de cinco trilhões de cálculos por um único watt de potência.

Os rumores acerca deste chipset circulam há meses e enquanto a série Huawei Mate 20 deve ser a primeira família de produtos a apresentar este chip no último trimestre do ano, o mesmo módulo também deve ser encontrado dentro do P30 que chega em 2019.

Nos wearables também poderão existir novidades. Uma delas será eventualmente o Huawei Watch 3.

IFA 2018: Honor

A submarca Honor da Huawei enviou um convite para uma conferência de imprensa na IFA 2018 onde está escrito a letras muito grandes: “Crazy Fast” e “Crazy Smart”. Isto pode querer dizer que este fabricante vai apresentar o Honor Play, um telefone para jogos de 6,3 polegadas especialmente orientado para o público do PUBG e Fortnite que até agora só tinha sido visto China e na Índia.

IFA 2018

Logo à partida temos mesmo de dizer que este foi o primeiro dispositivo da Honor a apresentar a revolucionária tecnologia GPU Turbo, que aumenta significativamente o desempenho do processamento gráfico em até 60%. Isto significa que este equipamento pode portar-se melhor nos jogos do que alguns topos de gama emblemáticos como os Xiaomi Mi 8, iPhone X e até mesmo o Mi Mix 2S. A empresa revelou que o Honor Play consegue bater estes topos de gama e garante uma melhor experiência de jogo no dispositivo.

IFA 2018

Para além disso, este equipamento suporta uma experiência de jogo 4D, graças à mesma tecnologia GPU Turbo. Isto torna-se possível porque o Honor Play pode detectar várias cenas de jogos, incluindo tiros, explosões e terramotos. Ao mesmo tempo também disponibiliza uma experiência de som 3D, para poder localizar claramente de onde vêm os disparos nos jogos de acção.

Ao nível do ecrã este dispositivo possui um revestimento especial que reduz os reflexos e melhora a experiência de jogo debaixo de luz direta. Destacam-se também as otimizações ao nível de rede, que garantem uma troca contínua de dados Wi-Fi para dados móveis, a fim de garantir uma jogabilidade sem interrupções.

IFA 2018

Centrando-nos nas especificações, este equipamento vem com um ecrã FHD+ de 6,3 polegadas que disponibiliza uma resolução de 2340 x 1080 pixéis e não esquece a monocelha. Na parte traseira, as câmaras duplas estão localizadas no lado esquerdo, enquanto o sensor de impressões digitais fica no centro. Ao nível do design vai estar disponível em três opções de cor.

O Honor Play vem com o chipset Kirin 970 (Mali-G72 MP12) e duas configurações de memória e capacidade de armazenamento. Uma tem 4GB de RAM e 64GB para armazenamento e outra 6GB e 64GB, respetivamente. A capacidade de armazenamento pode ser expandida através da utilização de cartões microSD. A configuração de câmara traseira dupla apresenta um sensor primário de 16MP e abertura f/2.2, ao qual se junta outro de 2MP f/2.4. Na parte de frente está uma câmara com sensor de 16MP e abertura f/2.0 para selfies.

IFA 2018

Este smartphone vem com uma bateria de 3750mAh, que deve dar para um dia inteiro de jogatana. Outras características incluem Bluetooth 4.2, Wi-Fi ac e GPS. Este smartphone vem com o EMUI 8.2 baseado Android 8.1 OS.

IFA 2018: Sony

A Sony sempre teve uma grande presença na IFA e não esperamos menos este ano. A empresa deve lançar alguns dispositivos, mas se vamos ter novos smartphones emblemáticos ninguém sabe.

A conferência de imprensa da IFA 2018 da Sony será realizada no dia 30 de agosto e, se não houver uma nova TV ou um novo conjunto de auscultadores, teremos eventualmente um Xperia XZ3 e XZ3 Compact.

Depois de todas as informações que foram surgido nos últimos meses e até de se falar na presença de uma câmara de 48 megapixéis na parte traseira, eis que uma folha de especificações que chegou à Internet afirma que este dispositivo será equipado com câmaras traseiras duplas.

A folha de especificações do Xperia XZ3 revela esta configuração inclui um sensor primário de 19 megapixéis com abertura f/1.8 e um sensor secundário de 12 megapixéis com abertura f/1.6. Destaca-se ainda a presença de uma câmara frontal de 13 megapixéis. O documento afirma que o XZ3 vai utilizar a mesma câmara dupla e para selfies que está disponível no Xperia XZ2 Premium.

O Xperia XZ2 veio com 4 GB de RAM, mas espera-se que o modelo sucessor chegue com 6 GB de RAM. Ele terá um armazenamento interno de 128 GB e um slot para cartões microSD para armazenamento adicional.

IFA 2018

O Xperia XZ3 será alimentado pelo Snapdragon 845. Destaca-se ainda um ecrã de 5,7 polegadas que suporta resolução FHD+ de 2160 x 1080 pixéis e uma relação de aspecto de 18:9. A estas caraterísticas deverá juntar-se uma bateria de 3.240mAh com tecnologia Quick Charge 3.0.

As informações também revelaram que o Xperia XZ3 será mais fino e mais leve que o seu antecessor, já que se espera que tenha 10,1 mm de espessura e pese 183 gramas. O XZ2 tem uma espessura de 11,1 e pesa 198 gramas. Importa salientar que algumas fontes especulam que a Sony pode não lançar este equipamento como Xperia XZ3 mas sim como Xperia XZ2s.

IFA 2018: LG

Sabemos que a gigante sul-coreana vai realizar uma conferência focada no ThinQ, a estratégia de Inteligência Artificial da LG, no dia 31 de agosto. O evento deve apresentar acessórios inteligentes como o LG Styler ThinQ, que foi anunciado antes da IFA.

A grande questão é se veremos ou não o LG V40 ThinQ na IFA 2018 – a imprensa coreana pensa que não.

IFA 2018: ASUS

A ASUS pode aproveitar a IFA para demonstrar ao mundo o seu smartphone para jogadores.

IFA 2018

O ASUS ROG Phone é o primeiro smartphone do mundo a utilizar um sistema de arrefecimento baseado em câmaras de vapor que este fabricante resolveu batizar de GameCool. Na prática e como devem imaginar destina-se a manter o processador Qualcomm Snapdragon 845 e outros componentes internos a temperaturas aceitáveis ​​mesmo durante os momentos de maior carga.

IFA 2018

O dispositivo possui um ecrã AMOLED de 6 polegadas com uma resolução FHD + de 2.160 por 1.080 pixéis. Destaca-se também a proporção de 18: 9. O painel tem uma taxa de atualização de 90Hz e promete um tempo de resposta de  1 ms. Importa ainda salientar que é capaz de  cobrir 108% da gama de cores DCI-P3.

IFA 2018

A ASUS revelou duas variantes do ROG Phone, ambas com 8GB de RAM. O modelo básico conta com 128 GB de memória flash UFS 2.1, enquanto o premium disponibiliza 512 GB de armazenamento. Aparentemente este smartphone não vai suportar cartões microSD.

Destaca-se, sim, a presença de uma porta USB Tipo-C 3.1 e o suporte para carregamento rápido (15W).

IFA 2018

Ao nível das câmaras destaca-se uma frontal de 8 megapixéis e uma configuração de câmara dupla na parte traseira constituída por sensores de 12 e 8 megapixéis.

Os altifalantes estéreo  estão localizados na parte frontal do ROG Phone, que é alimentado por uma bateria não amovível de 4.000 mAh. Este equipamento tem as dimensões de 158,8 x 76,2 x 8,6 mm e pesa 200 gramas.

O dispositivo será lançado com uma implementação personalizada do Android Oreo e é protegido por uma combinação de vidro 2.5D e 3D Corning Gorilla Glass.

IFA 2018: Blackberry

O Blackberry Key2 LE, ou Lite Edition, deverá ser apresentado na IFA este ano. Esta é a tentativa do fabricante TCL apostar num modelo mais barato.

De acordo com o site AndroidPolice, o BlackBerry KEY 2 LE virá com um processador Snapdragon 636 combinado com 4 GB de RAM. Ele também virá com 32GB ou 64GB de armazenamento.

O processador é bem diferente da listagem do Geekbench do dispositivo, que diz ter um processador Snapdragon 660.

IFA 2018

Como pode ser visto nas fotos, o KEY 2 LE terá câmaras traseiras duplas, mas serão menos potentes. Em vez de dois sensores de 12MP, terá sensores de 13MP e 5MP.

Embora o design do KEY 2 e do KEY 2 LE seja o mesmo, o último é ligeiramente menor. Também pesa menos a 156g. A TCL também reduziu a bateria de 3500mAh para 3000mAh, o que é uma diminuição bastante significativa. Este dispositivo vai manter o tamanho do ecrã e resolução. Um ecrã de 4,5 polegadas a 1080 x 1620 pixéis.

O site AndroidPolice também colocou as mãos numa foto que mostra os dois lados do dispositivo. O teclado QWERTY parece semelhante e diz-se que aloja um leitor de impressões digitais logo abaixo da barra de espaço. No entanto, ele não terá a funcionalidade de trackpad do KEYone e do KEY2, o que é pena.

O BlackBerry KEY2 é vendido cerca de 650 Euros, o que é algo caro quando comparado a outros telefones emblemáticos, que possuem especificações significativamente melhores, incluindo câmaras. Com o KEY2 LE, os amantes do teclado físico obviamente pagarão menos.

Acer

A Acer lançou dois novos produtos Android no ano passado na IFA em Berlim, as câmaras Holo360 e Vision360 de 360 graus. A Vision 360 estava focada, por exemplo, no uso de dashcams em automóveis. Entretanto a Acer também lançou outros produtos, como portáteis, um Chromebook, projetores, tecnologia de RV e muito mais.

Na IFA 2018, a Acer terá um evento no dia 29 de agosto, embora não se saiba o que será lançado ao certo. O convite também não dá qualquer pista.

IFA 2018

Fitbit

A Fitbit normalmente apresenta novos dispositivos naIFA. Este ano isto pode significar o recém-anunciado Fitbit Charge 3. Este dispositivo deverá apresentar uma nova interface e vai contar com impermeabilização. Estará também disponível uma edição especial com NFC para pagamentos e muito mais.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Google Maps acaba de receber muitas novidades! Já as encontrou?

A pandemia de COVID-19 tem tido um impacto devastador em muitas empresas. Como resultado disto, é difícil mantermo-nos a par de todas as novidades....

Netflix: Away é a série que nunca deveria ter ido embora!

O Netflix, para mim, é sem dúvida a melhor plataforma de streaming de sempre. Claro que gosto igualmente do Disney+, mas por enquanto a...

PS Now prepara-se para receber novos jogos! Já cheira a natal!

Tal como acontece todos os meses, a PlayStation Now prepara-se para receber novos jogos na sua plataforma. Deixando os jogadores numa posição ainda mais...

(Primeiras Impressões) POCO M3: Até a sair da caixa impressiona!

(Primeiras Impressões) POCO M3: A Xiaomi gosta sempre de impressionar nas gamas mais baixas do mundo dos smartphones, mas este novo POCO M3 é...

Boas notícias! Globaldata tem a RTX 3060 Ti a pouco mais de 400€

As gigantes das placas gráficas NVIDIA e AMD impressionaram forte e feio em 2020, ao serem capaz de apresentar novas gamas de placas gráficas...