(Ice Lake) Afinal… O processo produção de 10nm da Intel está vivo!

Nas últimas semanas muitas têm sido as informações contraditórias a chegar à Internet a falar de um suposto cancelamento ou adiamento do processo de produção de 10nm da Intel.

O que em boa verdade, não impressionou ninguém… Os primeiros produtos baseados nesta tecnologia já deveriam ter chegado ao mercado há vários anos. Naquilo que foi a pior transição de técnicas de produção da história da gigante dos micro-processadores Intel. Aliás, os 10nm têm sido um falhanço tão grande para a empresa, que a AMD até teve tempo e espaço para crescer, e ser agora uma rival digna desse nome.



O processo de 10nm da Intel está vivo, e pelos vistos vai mesmo chegar ao mercado desktop

de 10nm da Intel

Portanto, todos os rumores a falar de um cancelamento dos produtos Desktop de 10nm foram prontamente refutados pela Intel. Que por sua vez continua a dizer que o processo está muito bem, continuando a melhorar os yields de dia para dia. Por isso, é uma questão de tempo até aos primeiros produtos Desktop de 10nm chegarem ao mercado.

E pelos vistos, graças ao Sistema Operativo Linux, isto parece ser mesmo verdade!

Curiosamente, o suporte aos processadores Ice Lake para Desktop e Servidores, foi adicionado à Kernel do SO Linux. Tudo isto com ‘patch’ denominado de “Add more CPU model number for Ice Lake”, onde podemos encontrar os seguintes modelos:

  • (Xeon) Ice Lake X
  • (Xeon D) Ice Lake D
  • (Mobile) Ice Lake L
  • Ice Lake

Assim, isto confirma de certo modo que os processadores Ice Lake baseados nos 10nm estão mesmo a caminho do mercado. Com uma possível data de lançamento algures em 2020… Afinal, as placas gráficas Intel Xe vão chegar ao mercado por esta altura, sendo baseadas no mesmo exato processo.

Até que faria algum sentido o lançamento de alguns ‘bundles’, com CPU Intel 10nm e GPU Intel 10nm.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também