O Windows 11 build 26058 foi lançado há uma semana com melhorias nos Widget, uma funcionalidade de acessibilidade relacionada com o indicador de ponteiro e um menu de contexto do Explorador de Ficheiros melhorado. Mas a Microsoft atualizou discretamente a sua publicação no blogue para anunciar melhorias interessantes no Copilot, incluindo uma maior integração com o Windows. Assim vamos dizer-lhe as novas coisas que pode fazer com a IA no Windows!
Experimente as novidades que pode fazer com IA no Windows!
Agora pode gerir mais definições do sistema utilizando o Copilot. Em vez de abrir o controlo ou as definições específicas, pode pedir ao Copilot que o faça. Por exemplo, pode pedir à IA que mostre todas as redes sem fios à sua volta. Da mesma forma, pode invocar as APIs do Windows para exibir informações sobre a bateria automaticamente.
A Microsoft também está a tornar possível verificar os endereços IP e descobrir quais as aplicações que estão a ficar mais lentas. Outras funções incluem a remoção de ficheiros da Lixeira. Entretanto a Microsoft quer ativar mais funções nas nas próximas semanas, como a capacidade de solucionar problemas do sistema operativo utilizando IA.
Aqui está uma lista de todas as novas coisas que pode fazer:
- Perguntar por redes sem fio disponíveis.
- Pedir informações sobre o sistema ou o dispositivo.
- Pedir informações sobre a bateria.
- Pedir para limpar o armazenamento.
- Pedir para esvaziar o caixote da reciclagem.
- Pedir para ativar a poupança de bateria.
- Pedir para mostrar as aplicações de arranque.
- Pedir o seu endereço IP.
- Pedir informações sobre o sistema, o dispositivo ou o armazenamento.
Anteriormente, o Copilot suportava o lançamento de aplicações, a alteração das definições e temas do sistema e algumas definições de acessibilidade. Por exemplo, escreva “ativar modo escuro” e prima Enter no Copilot. Clique em Sim e o tema será alterado.
O site WindowsLatest explicou novas ações que pode fazer com a IA no Windows. Quando introduziram a opção “pedir para limpar o armazenamento”, o Copilot ofereceu-se para lançar a ferramenta Limpeza de disco para realizar a tarefa. Alguns comandos continuaram a não funcionar e mostraram resultados da Web.
Mas, mesmo assim, tudo não é assim tão automático…
Mesmo depois de introduzir o comando, pede-lhe permissão para atuar, o que acrescenta um passo extra ao processo. A Microsoft precisa de trabalhar neste aspeto; caso contrário, terá sempre de dar duas instruções ao Copilot para atuar.
Atenção que poderá não ver imediatamente estas funcionalidades depois de atualizar a nova compilação Insider. Assim terá de esperar algum tempo. Entretanto, pode experimentar outras funcionalidades que a Microsoft adicionou ao Copilot nas últimas semanas.
O Microsoft Copilot é agora redimensionável. Pode até utilizá-lo no modo lado a lado ou de sobreposição. O Bloco de notas tem uma opção para explicar o texto com o Copilot, que essencialmente resume o texto selecionado utilizando as capacidades de IA.
Além disso, se selecionar qualquer texto no seu PC Windows, o ícone do Copilot permite-lhe resumir, explicar ou enviá-lo para a janela de chat. Ainda assim, todo o processamento é feito dentro da janela do Copilot, que é aberta quando seleciona a opção “Explicar no Copilot”.
O Copilot irá melhorar com o tempo, e já estão disponíveis opções pagas com melhor suporte. No entanto, a Microsoft precisa trabalhar mais no nível de automação das ações do Copilot para torná-lo um assistente de IA útil no Windows.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!