Se a Huawei não recuperar… Quem é que vai rivalizar com a Samsung?


Por em

Quem é que vai rivalizar com a Samsung? – Estamos prestes a presenciar o lançamento de vários novos smartphones Samsung Galaxy, nomeadamente a família de smartphones S20 (Em que o S20 Ultra deverá impressionar bastante), bem como um novo curioso aparelho denominado de Z Flip que também deverá impressionar meio mundo ao trazer um novo ‘take’ à tecnologia dobrável.

Dito isto, nos últimos anos, logo após o lançamento dos primeiros smartphones do ano Samsung, temos estado habituados a uma rivalidade super intensa entre a gigante Sul Coreana Samsung e gigante Chinesa Huawei, para ver quem consegue ficar à frente de quem.

Afinal de contas, enquanto a Samsung lança o seu Galaxy S em Fevereiro e o mete nas lojas em Março, a Huawei lança o seu smartphone da gama P em Março para ‘matar’ o hype à volta dos novos Galaxy! Mas pela primeira vez… Parece que esta rivalidade vai perder bastante da sua chama.

Sim, é verdade que a Huawei vai lançar o seu novo P40 Pro na Europa, que até promete ser uma excelente máquina. Mas também é verdade que a empresa cometeu um erro crasso ao não lançar o Mate 30 Pro em força em todos os mercados. Muito resumidamente, mostrou uma imagem de fraqueza e medo, e claro… Os consumidores perceberam.

Huawei em dificuldades! Quem é que vai rivalizar com a Samsung?

S10 vs p30

Verdade seja dita, apesar de tudo indicar que a Samsung vai apostar forte e feio nos seus primeiros smartphones de 2020, também parece que temos agora um vazio no mercado.

Sim, o Mate 30 Pro que já tive a oportunidade de analisar é uma máquina brutal, é bom, é bonito, é poderoso e tira fotos do outro mundo. Mas não tem Google! E apesar de a Google não ser assim tão essencial como se pensa, é um facto que para a maioria das pessoas é um telemóvel que nem conta para o totobola.



Então? Afinal, quem é que vai meter a Samsung em bicos dos pés? Quem é que vai empurrar a gigante líder de mercado para a frente, para não baixar o nível de inovação? A Apple? A Xiaomi? Não sei não…

Pode ter muita piada ver a Huawei a tentar lutar para criar um ecossistema de raiz ou pelo menos voltar a poder contar com os serviços da gigante Google, tudo isto enquanto a Samsung brinca com novos aparelhos dobráveis! Mas e a longo prazo? Quem é que vai pisar os calos à Samsung?

Caso não se lembrem, apesar de toda a qualidade dos smartphones Galaxy S e Galaxy Note ao longo dos anos. A verdade é que a rivalidade com a Huawei fez com que as duas fabricantes lançassem aparelhos melhores em todos os sentidos!

Podemos olhar para o hardware, qualidade de construção, e acima de tudo software de ambas as empresas. Especialmente após o lançamento do Huawei P20 Pro, que foi uma autêntica chapada na cara da Samsung (Que estava a sofrer com o Galaxy S9 naquela altura). Mas em boa verdade, foi algo acordou o gigante adormecido! Basta olhar para o Galaxy S10+, um aparelho que é na nossa opinião o smartphone de 2019.



Dito tudo isto, quem é que ainda se lembra do Samsung TouchWiz? A afamada antiga ‘skin’ que ficava por cima do Android nos telemóveis Galaxy?

Se pensa que a fabricante começou a trabalhar no OneUI só porque sim, está muito enganada. Muito se deveu à concorrência da Huawei e Apple.

E quem fala desta melhoria, também pode falar da melhoria da performance fotográfica! Não só na altura do lançamento dos aparelhos, mas também ao longo do seu ciclo de vida, com atualizações atempadas e cheias de funcionalidades.

Em suma, é preciso concorrência em todo o lado! No mercado de placas gráficas temos a NVIDIA vs AMD, no mercado de processadores temos a AMD vs Intel, no mundo das consolas temos a PlayStation vs Xbox, e no mundo dos smartphones Android tínhamos a Samsung vs Huawei… E agora? Temos o quê?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Alerta! Milhares de dispositivos que temos em casa estão em risco!

(Leak) Todos os Galaxy S20 vão trazer carregador rápido na caixa

Seguinte