Huawei pode sobreviver sem Android? HarmonyOS a caminho!

A Huawei continua a ser atacada por todos os lados, por isso, de forma a ficar verdadeiramente independente, a gigante Chinesa vai mesmo apostar no seu próprio Sistema Operativo HarmonyOS. Um SO que deverá chegar a todos os aparelhos da fabricante, incluindo os seus smartphones.



O que levanta uma questão…

Será a Huawei capaz de sobreviver sem Android? HarmonyOS a caminho

Huawei sem android

Portanto, ao contrário do que muitos pensavam, a Huawei está a safar-se muito bem no mercado de smartphones. As vendas não caíram, e o ecossistema até está a crescer a um ritmo incrível. E ao fim ao cabo, viver sem a plataforma Google Play Store já não é a dor de cabeça do passado.

Dito tudo isto, a Huawei lançou ontem uma versão Beta do HarmonyOS 2.0 SDK, que inicialmente apenas irá suportar smartwatches, carros e TVs. Contudo, tudo indica que vamos ter uma versão para smartphones pronta já em Dezembro.

Além disto, a Huawei também vai apostar forte e feio no projeto OpenHarmony, o que muito basicamente significa que a gigante Chinesa vai ter a sua própria versão AOSP, tal e qual como o Android. Contudo, por enquanto, o projeto apenas suporta aparelhos com 128MB de RAM ou menos. (Uma limitação que deverá desaparecer gradualmente até Outubro de 2021)

Em suma, o HarmonyOS é agora um dos projetos mais importantes da Huawei.

Ao fim ao cabo, a salvação da empresa pode estar neste Sistema Operativo. Um SO que é ainda um projeto, mas que poderá muito bem vir a ser uma dor de cabeça de proporções gigantescas para o Google. Consegue imaginar uma das maiores fabricantes, com fundos quase ilimitados, a apostar forte no seu próprio SO, afastando os utilizadores do SO Android da Google? (O que claro está, significa afastar os utilizadores da Play Store, e de todo o dinheiro que isso mete nos cofres da gigante da pesquisa.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também