A Huawei continua a ser atacada por todos os lados, por isso, de forma a ficar verdadeiramente independente, a gigante Chinesa vai mesmo apostar no seu próprio Sistema Operativo HarmonyOS. Um SO que deverá chegar a todos os aparelhos da fabricante, incluindo os seus smartphones.
O que levanta uma questão…
Será a Huawei capaz de sobreviver sem Android? HarmonyOS a caminho
Portanto, ao contrário do que muitos pensavam, a Huawei está a safar-se muito bem no mercado de smartphones. As vendas não caíram, e o ecossistema até está a crescer a um ritmo incrível. E ao fim ao cabo, viver sem a plataforma Google Play Store já não é a dor de cabeça do passado.
Dito tudo isto, a Huawei lançou ontem uma versão Beta do HarmonyOS 2.0 SDK, que inicialmente apenas irá suportar smartwatches, carros e TVs. Contudo, tudo indica que vamos ter uma versão para smartphones pronta já em Dezembro.
Além disto, a Huawei também vai apostar forte e feio no projeto OpenHarmony, o que muito basicamente significa que a gigante Chinesa vai ter a sua própria versão AOSP, tal e qual como o Android. Contudo, por enquanto, o projeto apenas suporta aparelhos com 128MB de RAM ou menos. (Uma limitação que deverá desaparecer gradualmente até Outubro de 2021)
Em suma, o HarmonyOS é agora um dos projetos mais importantes da Huawei.
Ao fim ao cabo, a salvação da empresa pode estar neste Sistema Operativo. Um SO que é ainda um projeto, mas que poderá muito bem vir a ser uma dor de cabeça de proporções gigantescas para o Google. Consegue imaginar uma das maiores fabricantes, com fundos quase ilimitados, a apostar forte no seu próprio SO, afastando os utilizadores do SO Android da Google? (O que claro está, significa afastar os utilizadores da Play Store, e de todo o dinheiro que isso mete nos cofres da gigante da pesquisa.)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!