Huawei P20 Pro vs Samsung Galaxy S9+: Quem ganha?


Por em

A Huawei tem tido um crescimento astronómico nos últimos anos! Há algum tempo comparar um smartphone da marca chinesa com um Samsung seria bastante complicado para a maioria das pessoas. Por isso é curioso notar que atualmente as duas empresas têm uma enorme rivalidade, o que é bom para o consumidor!

Dito isto e depois de termos lançado há pouquíssimo tempo a nossa análise ao Samsung Galaxy S9+ vamos compará-lo com o Huawei P20 Pro.

 

Neste campo o Samsung Galaxy S9+ acaba por ser uma pequena actualização face ao modelo do ano passado, mas como já dissemos na análise, ‘Em equipa que ganha não se mexe, não é ?’. Tem um aspecto apelativo, apesar de o poder confundir por um Galaxy S8+ se estiver mais desatento.

Já o design da Huawei vem em grande parte do iPhone X, com uma monocelha no ecrã, colocada exatamente na mesma posição que no terminal da Apple, apesar de relativamente mais pequena e com uma posição de câmaras bastante similar na traseira do aparelho.

Uma das maiores diferenças está na localização do sensor de impressão digital que no aparelho da Huawei é à frente, pelo menos em alguns modelos, enquanto que no topo de gama da Samsung é na traseira.

Como dissemos na análise, o Samsung Galaxy S9+ tem o melhor ecrã do mercado, é AMOLED, é curvo, ocupa grande parte da frente do aparelho e isto com uma clareza e resolução brutal de 2960 x 1440 (Quad HD+)

A Huawei utiliza um ecrã de 6.1” OLED no P20 Pro com uma resolução de 2240 x 1080, ou seja Full HD+. Posto isto tem sem dúvida uma resolução menor. No entanto o Galaxy S9+ também não está 100% do tempo na resolução mais alta, baixando automaticamente as definições de ecrã para poupar bateria, por isso a diferença pode não ser assim tão relevante.

E claro que o P20 Pro conta com a monocelha a lá iPhone X, que é bastante diferente do ecrã ‘infinito’ da Samsung. No entanto neste caso é uma questão de gostos.

O Huawei P20 Pro conta com um processador Kirin 970, 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento sem possibilidade de expansão por microSD.

Já o Samsung Galaxy S9+ conta com um processador Exynos 9810, 6 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento mas com expansão por microSD ao contrário da oferta da Huawei.

Em suma, em termos de desempenho, aqui não deverá haver uma grande diferença entre os dois aparelhos

Mas… há sempre um mas, o P20 Pro vem com uma bateria de 4000 mAh contra os 3500 mAh do rival da marca Sul-Coreana, por isso deverá durar um pouco mais.

A Samsung publicita os S9/S9+ como os aparelhos móveis que re-inventaram a câmera, com a tecnologia de abertura adaptável que muda a abertura da câmara principal entre f/1.5 e f/2.4 dependendo das condições. O objetivo é simples, melhorar a captura de imagens em condições com pouca luz ambiente.

Conta ainda com uma segunda lente que oferece zoom óptico 2x, também estabilizada, permitindo que chegue um pouco mais perto da acção. Ah e claro, o modo de câmera super lenta, que permite a captura de vídeo a 960 fps, apesar de não ser grande coisa com pouca luz.

Já o Huawei P20 Pro vem com uma câmara de 40 MP, outra com 20 MP e ainda uma terceira com 8MP. Os resultados são realmente fantásticos e arriscamos a dizer que pelo menos em condições de luz reduzida, o Huawei P20 Pro bate o Samsung Galaxy S9+.

A Huawei inclusivamente deu-se ao “trabalho” de comparar os dois no evento de apresentação. Vale o que vale, mas não deixa de ser interessante.

Huawei P20 Samsung Galaxy S9

Um dos pontos negativos do Samsung Galaxy S9+ é o seu preço. Por 969€ é extremamente difícil justificar a sua compra quando as semelhanças com o modelo do ano passado estão à vista de todos.

Já o P20 Pro vem de uma empresa que ganhou fama à custa de telemóveis ‘budget’, ou seja, produtos com uma excelente relação de preço/qualidade e de facto por 899€ custa quase menos cem euros que a aposta da Samsung.

A bateria e qualidade fotográfica são sem dúvida os pontos fortes do Huawei P20 Pro em comparação ao Samsung Galaxy S9+, que também oferece uma excelente qualidade fotográfica, mas nada de tão inovador.

Mas claro que a Samsung com os seus anos de mercado, tem um produto mais maduro e com um software que passou por imensas alterações desde o primeiro Galaxy S, oferecendo também umas colunas estéreo acima da média e ainda o melhor ecrã do mercado.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Huawei lança smartphone com impressões digitais no ecrã

Apple lança novo iPad: Tudo o que precisa de saber!

Seguinte