Inicio Android Opinião: Huawei ou Samsung. Afinal qual é mesmo a melhor?

Opinião: Huawei ou Samsung. Afinal qual é mesmo a melhor?

Costuma-se dizer que as opiniões valem o que valem. Dito isto, as próximas palavras representam apenas a minha opinião. Antes de começar, um disclaimer. Nem a Samsung nem a Huawei investem na Leak e como tal não tenho qualquer problema em dizer as coisas tal e qual como as sinto. Mesmo que investissem, diria à mesma tratando-se ou não de um Huawei ou Samsung.

Opinião: Huawei ou Samsung. Afinal qual é mesmo a melhor?

Ao longo dos anos sempre fui um utilizador dos telemóveis, depois smartphones, da Samsung. No caso deste fabricante o último que comprei foi o Galaxy S7. Da Huawei também sempre gostei dos equipamentos. Até fazia algumas roms personalizadas para alguns dos modelos iniciais da Huawei que iam chegando a Portugal. Ou seja, sempre tive uma relação muito boa com os dois fabricantes.

Huawei ou Samsung

Com o passar dos tempos e dada a minha profissão continuei sempre a interagir com os topos de gama, tanto de um fabricante como de outro e comecei a formar uma ideia que na minha opinião se tem comprovado.

Quando olho para a Samsung vejo sem dúvida um ícone. Faz das melhores TVs do mundo e também dos melhores smartphones e tantas outras coisas. No entanto vejo um ícone muito confiante do que conquistou e que parecia gozar da ideia (até bem recentemente) que ninguém a conseguiria alcançar.

É verdade que durante muitos anos e no campo dos Smartphones a Samsung foi rainha e senhora. De facto, até continua a ser. No entanto, com o passar do tempo a concorrência tem vindo a ganhar terreno.

A Samsung subiu ao trono e nele se manteve a receber os louros. A concorrência, tal como uma verdadeira oposição silenciosa dos tempos medievais, foi recrutando seguidores entre as muralhas e de repente as ameaças pareceram chegar de todos os lados.

Huawei ou Samsung

Claro que tudo não passa de um opinião, mas tenho a ideia que a Samsung, no campo dos smartphones, baixou a guarda. O projeto do smartphone dobrável estava há anos a ser desenvolvido. Claro que é algo extremamente difícil de fazer, mas será que não poderia ter sido lançado antes? Quando a Huawei e outros fabricantes se viraram para estes dispositivos é que a Samsung lançou rapidamente o Galaxy Fold com os problemas que rapidamente se tornaram conhecidos. Atenção que os problemas acontecem sempre. Não há nova tecnologia que não os tenha. Mas será que era preciso esperar tanto para se lançar o Fold?

Quem diz nos dobráveis diz nos smartphones normais. Ao longo dos anos íamos tendo sempre algumas novidades nos modelos que iam sendo lançados por parte da Samsung. O S6, por exemplo, tem uma câmara excelente. De facto, em alguns aspetos até consegui melhores resultados do que com o S7. No entanto foi quando a Huawei começou a chegar à linha P8, P9 e por aí fora e começou a apresentar diversas tecnologias inovadoras que a Samsung se começou a mexer ainda mais.

Huawei ou Samsung

Ambos os fabricantes têm feito coisas bastante interessantes nos últimos anos. No entanto, a Huawei, na minha opinião, tem sido a mais inovadora.

E quando digo mais inovadora falo de deixar os meus amigos de boca aberta quando viam o que o P20 Pro conseguia fazer à noite. O mesmo tem acontecido com outros modelos desta marca.

Se a Huawei faz tudo bem? Não há nada perfeito nesta vida. Mas tem gasto rios de dinheiro em investigação e desenvolvimento. Como resultado, tivemos a fotografia noturna, campo onde continua a bater a Samsung. Temos uma capacidade de zoom fantástica no P30 Pro graças ao sistema de lente periscópica. Temos um número de atualizações enorme e sobretudo uma grande preocupação com os modelos mais antigos.

Huawei ou Samsung

Mas nem tudo diz respeito ao hardware e software num Huawei vs Samsung. Afinal de contas das marcas são feitas por pessoas. No meu caso, noto que a Huawei é extremamente inteligente no marketing e na comunicação. Sobretudo, os colaboradores da Huawei conseguem estabelecer uma ligação mais emocional com quem os rodeia. Lembro-me bem de Richard Yu, o responsável pela unidade de consumo da Huawei, quando apresentou o seu smartphone dobrável e sobretudo no encontro que teve com a imprensa logo a seguir. Não teve qualquer problema em responder às questões e até deixou que os jornalistas mexessem no equipamento sem qualquer problema. Do género tu cá tu lá, como dizemos em Portugal. Será que isto faz uma marca melhor? Depende do prisma, mas ajuda a coleccionar seguidores. Disso não há dúvida.

Huawei ou Samsung

É difícil dizermos qual a melhor marca quando se trata da Samsung ou Huawei. Ambas têm créditos firmados. A Samsung é mais antiga e continua a ter mais peso. A Huawei à custa de analisar o mercado e de uma boa estratégia em todas as áreas também conseguiu rapidamente atingir este patamar.

Resumidamente e como fui referindo o que eu acho é que a Samsung se sentou no trono e achou que nunca iria sair de lá. Agora já percebeu que não há nada eterno até porque a Huawei depois de ter ultrapassado a Apple já estava a olhar para o primeiro lugar, antes dos problemas com os Estados Unidos.

Respondendo à questão que coloquei no início deste artigo de opinião. Melhores são as duas, mas para mim a Huawei é a mais inovadora e talvez até a grande responsável pela Samsung ter voltado à luta. Vamos agora aguardar para ver o que nos trás o Mate 30 e se confirma os pontos que eu referi. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Leak: Galaxy S21 chega com a nova interface One UI 3.1

Depois de este ano ter apresentado os principais topos de gama, a Samsung já está a trabalhar na nova geração da gama S. Neste...

Play Store: apps para crianças banidas por violações! Remova já

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...

Redmi K30S: especificações e preço de um super-equipamento!

A Xiaomi vai apresentar um novo equipamento da gama K30 na China. O evento terá lugar amanhã. Dito isto, o novo dispositivo vai chamar-se...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...